Em Vitória, dia de Corpus Christi é lembrado com missas, procissões e arte

Paróquias celebraram a data durante todo o dia

Foto: Danilo Coelho/Blog Nossa Vitória
O Dia de Corpus Christi foi lembrado pelos católicos nesta quinta-feira (19) em todo o mundo. A data religiosa foi instituída pelo papa Urbano IV há 750 anos para celebrar a presença de Jesus na hóstia e no vinho consagrados.

Em Vitória de Santo Antão, missas, procissões e arte marcaram o dia de solenidade do Corpus Christi. A tradição secular aconteceu com Celebração Eucarística nas paróquias do município: Matriz de Santo Antão, Nossa Senhora do Livramento, São Vicente de Paulo, Nossa Senhora de Aparecida e Nossa Senhora de Fátima.

Foto: Danilo Coelho/Blog Nossa Vitória
Na Matriz de Santo Antão, os fiéis começaram pela manhã a confecção do tapete para a passagem da procissão. As vias da Praça Dom Luiz de Brito ganhou desenhos de símbolos religiosos. O tapete com cerca de 700 metros, foi feito com serragem, cal, folhas e flores. Até o final da tarde, houve adoração do Santíssimo Sacramento na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

O tapete lembra a adoração e devoção a Jesus presente na Eucaristia. Recorda também um pouco o Domingo de Ramos, quando para Jesus passar, entrando em Jerusalém, as pessoas colocavam tapetes, folhas de árvores para saudar Jesus que passava no meio do povo.
Pela noite, às 19h, o Monsenhor Renato da Cunha Cavalcanti, da Igreja Matriz, presidiu a celebração eucarística. Em seguida, o Monsenhor conduziu a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento pelo tapete. Após a procissão, foi realizado um  um momento de adoração e dada a bênção final no calçadão da Matriz.
A programação não foi diferente na Paróquia do Livramento. O tapete foi montado da Avenida Agamenon Magalhães até a paróquia, na Praça Padre Félix Barreto.

Confira imagens:

Por Danilo Coelho, do Blog Nossa Vitória