Copa do Mundo no Brasil muda calendário escolar

Recesso para os alunos da rede estadual será de 12 a 27 de junho
Foto: Hélia Scheppa/arquivo/JC Imagem

O mês de junho será atípico para os estudantes de escolas, faculdades e universidades em Pernambuco devido aos jogos da Copa do Mundo. A Secretaria de Educação do Estado e diversas instituições de ensino decidiram antecipar as férias escolares.

O recesso para os alunos da rede estadual acontecerá no período de 12 – dia que começa a Copa do Mundo – a 27 de junho. As aulas serão retomadas no dia 2 de julho. Apesar disso, o órgão garante que os 205 dias letivos estipulados pelo Ministério da Educação (MEC) serão cumpridos. Em todo o Estado, existem são 1.058 unidades de ensino com 670 mil alunos.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou que nos dias 12, 14 e 17 não haverá aula, mas a área administrativa funcionará normalmente. Já nos dias 20, 23 e 26 não haverá expediente nos três campus da UFPE (Recife, Caruaru e Vitória). Segundo a instituição, essa alteração já estava prevista no calendário acadêmico de 2014. Os gestores deverão garantir atividades programadas e o funcionamento dos serviços essenciais. Nos dias de jogos, o expediente administrativo da UFPE será encerrado às 12h30. 

Na Universidade de Pernambuco (UPE), as aulas vão até o dia 12 de julho. Mas, nas datas em que houver jogos na Arena PE (14, 20, 23, 26 e 29) será feriado.  Nos dias 12 e 17, será ponto facultativo e a universidade só irá funcionar até o meio-dia.

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – A rede municipal também antecipou o recesso para o mês de junho. A Prefeitura de Vitória seguiu a mesma decisão do Governo do Estado. A decisão teve como base a Lei Geral da Copa.