Poeta Dilson Lira é homenageado em recital da Academia Vitoriense de Letras

Foto: Divulgação
A noite da última sexta-feira (16) foi de homenagem na Rua Imperial, no bairro da Matriz, em Vitória de Santo Antão. A Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciências – AVLAC promoveu em frente ao secular Sobradinho Mourisco, sua sede, um recital em homenagem ao poeta Dilson Lira, falecido me Janeiro de 2013.

Com público notável, o recital contou com acadêmicos, familiares do poeta e pessoas ligadas à arte do município. Poetas, acompanhados da Orquestra Vitoriense de Música Experimental, se reversaram no palco para exaltar o trabalho literário de Dilson Lira. O recital também contou com a apresentação de Nazaré Lira, filha do homenageado, que relembrou músicas ouvidas por Dilson.

Histórico
Além de grande poeta vitoriense, com mais de 500 poemas, Dilson Lira foi quem estabeleceu o primeiro serviço de propaganda volante em Vitória de Santo Antão, por meio de potente amplificadora, com microfone, toca-discos e altos-falantes montados sobre uma caminhonete, ao qual deu ele o nome de “O Pioneiro”. Em seus poemas, era notória a presença do estilo romancista.  Em outros momentos, observa-se um misto de Arcadismo, Parnasianismo e Simbolismo. 

Por Danilo Coelho, do Blog Nossa Vitória