Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória |
Nesta quinta e sexta-feira, dias 27 e 28, o cidadão vitoriense terá a oportunidade de avaliar e dar sugestões de melhorias, por meio da Ouvidoria Itinerante da Secretaria de Defesa Social (SDS), sobre o sistema e serviços de segurança pública promovido pelo Estado em nossa cidade.
A iniciativa que busca saber se a segurança melhorou ou piorou, entre outras coisas, é resultado de uma parceria entre a prefeitura da Vitória, através da Secretaria de Defesa Social e Segurança Cidadã com o governo do Estado.
Uma unidade móvel está estacionada próxima a Praça Dom Luiz de Brito, na Matriz. Nela a população poderá obter informações sobre segurança pública, fazer reclamações, sugestões, denúncias e elogios, sobre a atuação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro Militar e Polícia Científica; a ação é ligada ao Pacto pela Vida em defesa dos Direitos Humanos.
O Projeto Ouvidoria Itinerante foi lançado em 2010 pela Secretaria de Defesa Social, com a finalidade de aproximar a Ouvidoria Geral da população, a fim de contribuir com o aperfeiçoamento da Política de Segurança Pública,
Segundo o agente ouvidor Vicente Andrade, a ouvidoria estreita a comunicação do cidadão com a Secretaria de Defesa Social. “Estamos aqui escutar a população e para fazer um levantamento dos problemas de segurança enfrentados pela comunidade. Trabalhamos com números e estatísticas, mas precisamos saber onde as coisas estão acontecendo ou irão acontecer para atuar com precisão”, conta.
Um das funções da ouvidoria é aprimorar os serviços prestados pelas policias e agentes do estado, para isto denúncia no modo de operação dos agentes também são recebidos. “Falta de policiamento, demora da guarnição para passar na comunidade, registro de ocorrência, queixa de morosidade no atendimento em delegacias, agressão verbal por agentes da polícia, entre outras devem ser informadas para aprimorarmos o nosso trabalho”, conta Andrade.
As denúncias e reclamações acolhidas pela ouvidoria que não implique em abertura de processo administrativo podem ser anônimas. A SDS também coloca à disposição da população o número 0800 081 5001, para receber denúncias, inclusive chamadas originadas de telefone celular.
O serviço itinerante estará na Praça da Matriz até às 11h30 desta sexta-feira.