Bloco da Saudade divulga nota de esclarecimento sobre seu desfile no Carnaval 2014

Após ter o andamento de seu desfile interrompido, ficando com o Trio Elétrico parado, porém sem afetar o show da orquestra,  na Praça Severino Ferrer, conhecida como “Praça do Fórum”, o Bloco da Saudade divulgou uma nota de esclarecimento nesta terça-feira, 04 de fevereiro, assinada pelo seu presidente, Cristiano Pilako.

Confira a nota na íntegra:

Não poderia, esta noite, deitar a cabeça no travesseiro sem dar uma satisfação, de forma pública, aos foliões da SAUDADE e até  mesmo aos foliões da pipoca, como também aos foliões expectadores do carnaval vitoriense. Por motivo alheio a minha vontade fomos obrigados a terminar o desfile sem que chegássemos ao ponto previsto para o final (Avenida Mariana Amália).

Mesmo depois de algumas falhas,  de ordem logística e técnica, começamos o desfile antes do horários previsto (22h). Vencidas algumas questões elétricas, onde o som foi interrompido algumas vezes,  face à instalação de equipamento  para melhorar a difusão do som, a Orquestra Super Oara, como sempre, deu conta do recado animando o pessoal.

Até a chuva cair, que diga de passagem um verdadeiro toró por volta das 23h30, onde, em menos de dois minutos, músicos e equipe técnica do Trio Asas da América fizeram uma verdadeira operação de guerra para a água não danificar os equipamentos, o desfile transcorria dentro da programação de horário e trajeto.

Após instalarmos a cobertura definitiva do trio, usada para ocasiões de chuva, as dificuldades apareceram. Com este procedimento o trio passa a ter sua altura elevada. Sem querer entrar, neste momento, de quem era a obrigação de elevar a fiação da cidade, o desfile passou a contar com  o risco iminente de acidente.

Na ligação da Rua Valois Correa com a Praça Severino Ferrer, os fios se encontravam em uma altura que o trio, com a cobertura para chuva, ficou impossibilitado de seguir. Consultei o dono do trio, a banda, sob o ponto de vista SEGURANÇA, e achamos por bem, não mais seguir.

Neste momento, convoquei a autoridade policial e o representante da prefeitura (este último não apareceu) para tomarmos uma decisão em conjunto, já que  o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta para carnaval 2014) não permite a apresentação musical parada no percurso oficial do carnaval.

Após dialogar com o tenente, e depois com um outro Tenente (não recordo os nomes neste momento) realcei a situação perigosa e arriscada de seguir o trajeto. Momentaneamente, decidimos programar o show até a 1h, ali, parado. O público, entendeu e, na sua esmagadora maioria, apoiou a decisão.

Pois bem, após alguns minutos o Capitão Guimarães subiu no trio dizendo que o mesmo não poderia ficar parado ali, tocando, face às determinação do já citado TAC.

Expliquei, novamente, a relação entre segurança+cobertura de chuva do trio + fiação + possível insatisfação do público. Após um alongado diálogo com o Capitão Guimarães decidimos retirar a cobertura de chuva do trio, já que a chuva já tinha dado uma trégua, e decidimos puxar o trio para um local mais adequado para encerrar o show (previsto para 1h da madrugada), conforme já havíamos acertado com o tenente e o público.

Portanto, não quero aqui apontar culpados nem crucificar ninguém, mas quero deixar claro que fiz a escolha mais SEGURA. Não poderia, como responsável pela Agremiação Carnavalesca, colocar em risco vidas de pessoas, inclusive a minha.

As pessoas da cidade, sobretudo foliões e carnavalescos, sabem do meu compromisso e da minha seriedade com o carnaval da minha terra. Gosto de fazer as coisas com zelo, seriedade e respeito.

Para encerrar, quero agradecer, mais uma vez, a todos os envolvidos neste episódio, pela serenidade e tranquilidade como as coisas foram conduzidas e dizer que caso não tivéssemos resolvido desta maneira poderíamos, agora, estar amargando  com o nosso bem mais preciso: A VIDA.


Cristiano Pilako

3 Replies to “Bloco da Saudade divulga nota de esclarecimento sobre seu desfile no Carnaval 2014

  1. Fiquei decepcionada com o Bloco, pois e inadimissivel o que aconteceu , pagamos muito caro o som parou durante o percurso umas 4 ou 5 vezes, As bebidas acabaram bem antes da metade do percurso , uma agonia muito grande pra chegar junto aos garços, e pra finalizar o trio foi parado antes da metade do percurso, Isso é uma vergonha pra direção de um bloco de nome e renomado como o BLOCO DA SAUDADE, infelizmente só nos restou SAUDADES.

  2. Faz dois anos esse ano que não brinco com meus amigos no referido bloco tendo em vista que cobra caro e não cumpre com a propaganda que faz pra vender os kits, em 2012 (ultimo ano que brinquei), o bloco saiu da Av. Silva Jardim e na praça Diogo de Braga não tinha nem gelo em nenhum dos carros de apoio (inicio do percurso), esse ano acompanhei de fora e tinha 4 amigos que estava com a camisa do bloco e estavam preferindo comprar bebidas de fora, pois não estavam satisfeitos com o OPEN BAR oferecido pelo Bloco. Um outro questionamento que uma amiga q comprou a camisa observou, qndo se decidiu por ficar parado ali perto da praça os caminhos de apoio foram fechados e pararam com a distribuição de bebida, as cordas foram arriadas e os seguranças sumiram, pq ocorreu isso?? Se tava parado por motivo de força maior, mas ficou tocando é como o percurso continuasse, então os serviços de OPEN BAR e segurança dos foliões deveria ter continuado até o fim!!!!

Comments are closed.