O nome é Campeonato Pernambucano 2014, mas pode muito bem ser chamado de “A história sem fim”. Após muita confusão, muitos acreditaram ter visto o último capítulo do longa metragem quando o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, havia dito que “o Náutico iria jogar onde ele mandasse”. Porém, o Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco (TJD-PE) pensa bem diferente da federação neste caso.
Após o Náutico dar entrada com um pedido para que a tabela originalmente publicada, em outubro do ano passado, fosse restaurada, anulando as mudanças posteriores realizadas pela FPF, o TJD-PE resolveu atender à solicitação e concedeu uma liminar a favor dos alvirrubros.
Assim, a primeira rodada do Hexagonal do Título se inicia neste domingo, com os três seguintes jogos: Náutico x Central, na Arena PE, Santa Cruz x Porto, no Arruda; e Salgueiro x Sport, no Cornélio de Barros.
Segundo o presidente do órgão, Hilton Galvão, os motivos alegados pelo Timbu são procedentes e a FPF terá que respeitar a ordem dos jogos que ela mesmo divulgou oficialmente no dia 31 de janeiro. “O Náutico alega prejuízos com a mudança, que ocorreram de forma equivocada, pois a tabela original precisa ser mantida, não pode ser modificada quando se bem entender”, explicou Hilton.
Ainda segundo o presidente do TJD-PE, a FPF será notificada ainda na noite desta sexta-feira (07). Em seguida, o presidente Evandro Carvalho possui três dias úteis para apresentar argumentos e elaborar uma defesa para o relator. Caso não consiga êxito, o documento passa para um procurador fazer a avaliação e decidir se coloca o pedido para julgamento no pleno ou não. Caso chegue a essa última etapa, o pleno irá votar se mantém ou derruba a liminar.
Sobre a possibilidade da FPF realizar os jogos como desejava e não cumprir a liminar do TJD-PE, Hilton Galvão foi claro e objetivo. “A nossa decisão é para cumprimento imediato. Caso não seja respeitada, haverá punição”, finalizou.