A partir da 0h desta quinta-feira (27), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará início à Operação Carnaval no estado. Ao todo, 350 policiais e 50 viaturas serão empregados ao longo do feriado na fiscalização das estradas. As ações especiais seguem até a 0h da Quarta-feira de Cinzas (05) e, segundo a PRF, não haverá tolerância para qualquer tipo de infração de trânsito.
Serão utilizados 70 etilômetros, popularmente conhecidos como “bafômetros”, para fiscalizar e, tentar identificar e punir, possíveis condutores em estado de embriaguez alcoólica dentro das ações da Lei Seca. Além disso, o projeto Rodovida, desenvolvido pela PRF, também será aplicado.
A PRF buscará reduzir a tendência de crescimento de acidentes neste período dando destaque a fiscalização de motociclistas. Um helicóptero de resgate será empregado no socorro de possíveis vítimas de acidentes de trânsito. Os radares medidores de velocidade dos automóveis também estarão em funcionamento e não necessitam da existência de placas informativas de que o trecho é fiscalizado eletronicamente.
Durante as abordagens os agentes checarão os possíveis antecedentes criminais dos motoristas e passageiros. O tráfico de drogas, contrabando, descaminho, crimes conta a fauna e flora e exploração sexual de crianças e adolescentes também serão combatidos durante o carnaval
Em 2013, a Operação Carnaval durou seis dias e registrou 96 acidentes, com 67 feridos e quatro mortos no estado. Vinte e três pessoas foram presas, sendo 16 delas por embriaguez no trânsito.
Oficial
O evento de abertura da operação acontecerá nesta quinta-feira (27), das 9h às 11h, na Delegacia Metropolitana da PRF, localizada na BR-101, no quilômetro 69,5, no Recife. (após o Colégio Militar do Recife). Ao longo da manhã, os policiais abordarão veículos e fiscalizarão seus ocupantes.
A PRF ainda preparou uma lista de orientações para os motoristas:
LUZ DA VIDA
A PRF orienta os motoristas a trafegarem com os faróis acesos, mesmo durante o dia. Essa atitude ajuda a reduzir o número de atropelamentos e colisões frontais, pois o carro é visto a uma distância que pode chegar a três quilômetros. Acendendo os faróis o condutor estará sendo um parceiro da PRF e contribuirá para a sua própria segurança.
ACIDENTES SEM VÍTIMAS
Em caso de acidentes sem vítimas o condutor deverá, obrigatoriamente, retirar o seu veículo da pista, colocando-o no acostamento. Em seguida, ele deverá ligar para o 191, que é o número de emergência da PRF, e solicitar a presença de uma equipe. O não cumprimento desta norma acarretará em multa.