Após sequestros, UFPE implanta novo formato de segurança

Novo formato operacional de segurança também será implantado no Centro Acadêmico de Vitória. (Foto: Luciano Abreu/PMV)

A Universidade Federal de Pernambuco implantou um novo formato operacional de segurança no campus. Após dois sequestros-relâmpagos em menos de 15 dias na instituição, foi realizada uma análise de risco que resultou no manejo da segurança pelos pontos estratégicos da universidade. A área do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), onde aconteceram os crimes, agora conta com o auxílio de dois carros, duas motos e seguranças da superintendência fazendo rondas no perímetro. Um novo formato operacional de segurança também será implantado nos campi de Vitória de Santo Antão e de Caruaru.


Nas circunferências dos centros de Educação (CE), de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e no de Artes e Comunicação (CAC), o reforço está sendo realizado por um carro, um vigilante e seguranças circulando em todo o espaço. Nos Núcleos Integrados de Atividade de Ensino, Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Oceonografia e Almoxarifado, estão posicionados um carro, um vigilante com moto e outro com uma viatura.

No perímetro do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine), Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o reforço da segurança está sendo realizado com carro e vigilante motorizado. Um carro e um vigilante estão nas áreas dos Centros de Ciências Biológicas e da Saúde, Serviço de Verificação de Óbito e no portão do Hospital das Clínicas. No perímetro de Odontologia e Fonoaudiologia, a segurança foi reforçada por um vigilante com moto e o Centro de Ciências Tecnológicas (CTG) passou a contar com um vigilante. 

A entrada do campus também teve a segurança reforçada por carro e vigilante. Segundo a reitoria, o entorno da universidade é de responsabilidade da Polícia Militar, mas a Superintendência de Segurança da UFPE montou uma estrutura operacional e passou para a PM. Informações sobre os horários de maior movimento nas principais paradas de ônibus da área foram disponibilizado para reforço no policiamento.

A instituição adiantou que qualquer sugestão, crítica ou denúncia pode ser feita pelo telefone (81) 2126-8900 à Central de Segurança, que fica na entrada do campus Recife.

Com informações da UFPE