Mais uma vez, Pernambuco confirma o seu pioneirismo com relação à implantação de políticas públicas voltadas para as mulheres. Em reunião essa semana na Secretaria de Defesa Social, a Secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, propôs a criação de um Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra as Mulheres na Academia Integrada de Defesa Social, que será pioneiro no País. Com isso, a temática será discutida de forma contínua e sistemática dentro da escola policial.
O encontro com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, contou também com a presença da Diretora Geral de Enfrentamento a Violência de Gênero, Fábia Lopes, e objetivou realizar a interface entre as ações das duas secretarias. Também serviu para tratar as questões referentes à Política de Enfrentamento da Violência de Gênero contra as Mulheres em Pernambuco, que integra o Plano Estadual de Segurança Pública – do Pacto pela Vida.
A instalação do Núcleo faz parte de um projeto que está sendo apresentado ao Fundo Fiduciário das Nações Unidas e que contempla também a capacitação de quatro mil policiais civis, militares e bombeiros num período de até três anos. A secretária Cristina Buarque considera a ação um “avanço” com relação à política de enfrentamento da violência contra a mulher já que a abordagem do tema deixa de ser tratada de forma pontual e passa a ocorrer permanentemente dentro da formação dos policiais. “Começa a mudar a cultura com relação à violência contra a mulher entre estes profissionais”, explicou a gestora da SecMulher.
Já a diretora Fábia Lopes destacou que esse é um desafio, pois a a tarefa não será apenas capacitar os novos policiais a serem formados, mas capacitar os que já estão na ativa. “Estes profissionais precisam ser instruídos sobre as formas corretas de realizar o atendimento às mulheres.. “Se no primeiro atendimento, que geralmente é feito nas delegacias, as mulheres receberem um tratamento adequado à situação, terão mais confiança em continuar com os demais procedimentos necessários à punição dos agressores”, enfatiza a diretora.
Na reunião também foi discutida a instalação de três novas delegacias , já criadas por lei, nos municípios de Salgueiro, Ouricuri e Afogados da Ingazeira e, a criação de projeto de lei para a instalação de outras três DEAMs em Igarassu, Camaragibe e Palmares.
“A integração entre as secretarias é de extrema importância uma vez que reforçamos as estratégias adotadas pelo Pacto pela Vida, que visa Prevenir, Punir e Erradicar a violência contra as mulheres, bem como continuar conquistando índices de redução nos números de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI, cometidos contra mulheres”, disse o secretário Alessandro Carvalho.