Fiéis iniciam festividades em homenagem ao Padroeiro Santo Antão

Hasteamento das bandeiras marcaram a abertura da festa do Padroeiro

Foto: Divulgação

Tiveram início, na noite desta quarta-feira (08), as festividades da 389ª Festa do Padroeiro Santo Antão, que acontece todos os anos na Paróquia Matriz de Santo Antão. O tema em 2014 é “Com Santo Antão, vivamos a nova aurora da igreja”. A celebração começou com a recitação do Terço.

A noite de abertura contou ainda com o início do novenário e a celebração da Santa Missa, presidida pelo Monsenhor Renato da Cunha Cavalcanti, pároco da Paróquia. Após a celebração, foram hasteadas as bandeiras de Santo Antão e de São Sebastião, no calçadão da Igreja Matriz.

Assim como nos anos anteriores, as missas solenes são presididas por párocos convidados de várias paróquias da região. 


Confira a programação:
Dia 09 – Quinta-feira
Noite patrocinada pela Pastoral de Acolhimento, Grupos da Mãe Rainha, Movimento da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima e Grupo da Melhor Idade.
Celebrante: Pe. José Severino da Silva, Pároco da Paróquia de São José, em Casa Caiada, e Vice Reitor do Seminário de Olinda.

Dia 10 – Sexta-feira
Noite patrocinada pelos Ministros Extraordinários da Santa Comunhão, Pastoral Catequética (Criança, Jovens, Crisma e Perseverança), COMIPA (Conselho Missionário Paroquial) e Apostolado de Oração.
Celebrante: Padre Arlindo S. Moura, OMI – Vigário Geral da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Bela Vista, em Vitória.

Dia 11 – Sábado
Noite patrocinada pela Pastoral da Juventude, EJC (Encontro de Jovens com Cristo), Renovação Carismática, Equipe de Eventos, GDL (Grupo de Dança Litúrgica), Grupo Jovem “Seguindo teus passos”, Grutemat, Grupos de Oração “Semente da Vida”, Acólitos e Coroinhas, Equipes de Liturgia, de Leitores, de Cantores e Tecladistas.
Após a missa, apresentação no calçadão do Grupo Kadosh, com espetáculo das trevas para a luz.

Dia 12 – Domingo
14h – Noite patrocinada pelas comunidades rurais da Paróquia de Santo Antão.
Celebrante: PE. Fernando Castro, Vigário paroquial das Paróquias de Santo Antão e Nossa Senhora do Livramento.
19h – Noite patrocinada pela Pastoral Familiar, ECC (Encontro de Casais com Cristo), e Pastoral do Batismo.
Celebrante: Pe. Pedro Jorge Costa Silva, Pároco da Paróquia de Santo Antão, em Tiúma, São Lourenço da Mata.

Dia 13 – Segunda-feira
Noite patrocinada pela Legião de Maria, Pastoral da Saúde, Pastoral Carcerária, Associação Maria Amélia (AMA), e Irmandade das Almas.
Celebrante: Dom Marcos Ferreira do Carmo, OSB, Mosteiro de São Bento, Olinda.

Dia 14 – Terça-feira
Noite patrocinada pelo Grupo de Oração “Terço dos Homens”, “Conselho Paroquial da Pastoral” (CPP), “Pastoral da Comunicação” e “Pastoral do Dízimo”.
Celebrante: Pe. Maurício Roberto Diniz de Souza, Vigário Episcopal do Vicariato Vitória e Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Moreno.

Dia 15 – Quarta-feira
Noite patrocinada pelas comunidades de Nossa Senhora da Conceição, no Lídia Queiroz, Bem – Aventurado João Paulo II, no Loteamento Belo Horizonte; Santa Terezinha, no Sítio do Meio, Santa Cruz, no Bairro do Maranhão, e Pastoral da Criança.
Celebrante: Pe. Alberto José Falcão de Lira; Pároco da Paróquia de Santo Antônio, em Primavera.

Dia 16 – Quinta-feira
Noite patrocinada pela comunidade São João Batista, em Redenção, Associação dos Senhores de Caridade, Vicentinos, Irmãos do Colégio Nossa Senhora da Graça, Casa dos Pobres, Grupo de Oração Irmã Isabel e voluntários da Casa dos Pobres.
19h – Véspera Solenes com participação dos seminaristas do Seminário de Olinda.
Celebrante: Dom Luiz Pedro Soares, OSB, Prior Administrador do Mosteiro de São Bento, em Olinda.

Dia 17 – Sexta-feira
10h – Solene concelebração eucarística presidida por Dom Antônio Fernando Saburido, Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife.
16h – Procissão com as imagens de Santo Antão e São Sebastião, presidida pelo Mons. José José Albérico Bezerra de Almeida, Vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife e Cura da Catedral de Olinda. 

Por Danilo Coelho, do Blog Nossa Vitória