Crescimento do PIB de Pernambuco foi de 4,2% entre janeiro e setembro

Recuo na produção de bovinos puxou queda da pecuária (-12,8%)

A taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco superou a brasileira entre janeiro e setembro deste ano. De acordo com pesquisa divulgada pela Agência Condepe/Fidem, do Governo do Estado, nesta sexta-feira (20), o índice pernambucano foi de 4,2%. O PIB foi estimado em R$ 90,3 bilhões.

O crescimento brasileiro no mesmo período foi de 2,4%, em relação ao acumulado de janeiro a setembro de 2012. Nos últimos meses, Pernambuco cresceu 4,1%, enquanto o Brasil cresceu 2,3%. Os dados também são da Condepe/Fidem.


No entanto, se forem levados em consideração apenas os meses de julho, agosto e setembro deste ano e do ano passado, o País cresceu mais: foram 2,2%, batendo os 1,8% pernambucanos.


SETORES – A indústria de Pernambuco teve crescimento de 1,5%, influenciada pela construção civil, setor que aumentou 6,9%. Em seguida, estão utilidade pública (2,1%) e indústria de transformação (1,3%).


Comércio e transporte cresceram 8,9% e 2,8%, respectivamente, sendo destaque no aumento dos serviços entre o terceiro trimestre de 2012 e o mesmo período de 2013. O setor cresceu 2,3%.


Ao contrário da indústria e dos serviços, a agropecuária sofreu quedas. Foram 9,2% das lavouras temporárias, com destaque para as produções de milho, arroz e mandioca, além de 7,2% das permanentes, devido às culturas de banana, manga e maracujá. A redução na pecuária foi de 12,8%, já que houve queda na produção de bovinos e aves.

NE10