Projetos arquitetônicos seguirão modelos estabelecidos pelo Ministério da Educação
Vitória de Santo Antão tem mais dois bons motivos para comemorar. Foram assinados os Termos de Compromisso entre o município e o Ministério da Educação para construção de uma creche e uma quadra escolar coberta com vestiário.
A quadra, orçada em R$ 509.827,42, será construída na escola municipal Duque de Caxias, no distrito de Pirituba, e aguarda a conclusão do processo licitatório para a escolha da empresa construtora. Já a creche, denominada pelo Ministério da Educação de “Escola Proinfância B”, conta com um orçamento de R$ 1.375.206,90 para sua construção, será erguida na comunidade de Águas Branca, próximo ao Residencial Águas Claras, e terá capacidade para atender nas comunidades em seu entorno até 224 crianças, de 0 a 4 anos de idade, em dois turnos (matutino e vespertino), sendo a metade delas em horário integral.
Os projetos foram viabilizados através do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento em Educação -, e fazem parte de uma série de solicitações apresentadas junto ao ME pela Diretoria de Planejamento e Orçamento, e a Diretoria de Patrimônio da secretaria de Educação do município, que são os órgãos responsáveis pela elaboração e envio dos projetos. Através dessas diretorias, é realizado todo o processo de planejamento como estudo de demanda, projetos de locação no terreno, planilha orçamentária, fotografia técnica, marcação de GPS, e outros para que cada demanda atenda todas as exigências do governo federal, o que com trabalho e empenho tem ocorrido sempre.
Na última quarta-feira, 30 de outubro, o diretor de transporte da Secretaria de Educação da Vitória, Luciano Lima, o secretário de Governo e Articulação Política, Ozias Valentim, e a Secretaria Executiva de Assuntos Jurídicos, Risomar Oliveira, estiveram da Arquidiocese de Olinda e Recife para firmar o Termo de Cessão de Uso de Bem Móvel com o arcebispo Metropolitano, Dom Fernando Saburido, referente ao terreno no distrito de Pirituba, pertencente à Arquidiocese, onde será construída a quadra coberta. Já a creche, tem terreno já definido pelo município desde o envio do projeto.
Segundo Maria José, Secretária de Educação da Vitória, é gratificante ver o trabalho de sua equipe dando bons resultados: “Nossas diretorias de Planejamento e Orçamento e a de Patrimônio tem prestado um serviço que muito orgulha a todos nós vitorienses. O trabalho feito com esmero tem colhido frutos extraordinários. Não tenho dúvidas que esses dois projetos aprovados são apenas o início de muitos outros que iremos conquistar, já que são muitas as solicitações de creches, quadras e escolas apresentadas pela nossa pasta ao Ministério da Educação, e todas feitas seguindo as exigências que nos são apresentadas por Brasília e que buscamos seguir a risca com seriedade”, frisou a secretária.
O modelo arquitetônico, tanto da quadra quanto da creche, seguem orientação do Governo Federal baseados em estudos que asseguram padrão técnico moderno e simplificado.
Vitória está avançando nas políticas públicas e propocionando melhoria na qualidade de vida dos vitorienses, principalmente nas áreas de vulnerabilidade social.
Nossos parabéns a todas as comunidades beneficiadas e a todos que fazem o Governo Municipal. Na pessoa do seu representante, o Prefeito Elias Lira e equipe.