Cidadania e direitos humanos é o foco desta que é a décima região de Pernambuco a ser beneficiada pela iniciativa
Estas são apenas algumas das atividades da décima Semana de Direitos Humanos, que é coordenada pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH. Até o final de setembro as 12 Regiões de Desenvolvimento do estado serão contempladas.
De acordo com o secretário executivo, Paulo Moraes, os mutirões de serviços e as ações de cidadania buscam dar maior visibilidade ao trabalho na área de Direitos Humanos em Pernambuco, promovendo a sensibilização das redes parceiras e da sociedade civil sobre a importância da preservação da cidadania através do combate às violações.
Na programação, oficina pedagógica sobre educação do campo, em Vitória de Santo Antão e Palmares; reunião com a sociedade civil acerca da política estadual de direitos humanos, também em Vitória; ações voltadas a criança e ao adolescente ameaçados de morte; exibição do espetáculo teatral “Priscilas: Um Grito contra a Homofobia” que aborda questões do público LGBT; mutirão de penas alternativas voltado a realização de audiências de processos acumulados, referente a crimes de menor potencial ofensivo e de crimes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; dentre uma série de outras ações.
Para o encerramento da Semana na Mata Sul, na sexta-feira (23), como ocorre em todas as regiões, é realizado o Seminário Regional: Pernambuco pelos Direitos Humanos, onde são apresentadas propostas para a construção do Plano Estadual de Direitos Humanos. Até o momento, 72 municípios pernambucanos já receberam, em 2013, a Semana de Direitos Humanos.