Stand garante renda e reconhecimento para artistas vitorienses
Foto: Divulgação/PMV |
Com um stand num dos corredores principais da XIV FENEARTE (Feira Nacional de Negócios do Artesanato), a prefeitura da Vitória garantiu a presença de artistas vitorienses em mais uma edição da maior feira de artesanato da América Latina. O stand do município está localizado na Rua 5, número 104, do Pavilhão do Centro de Convenções, local do evento.
Foto: Divulgação/PMV |
No espaço, é possível encontrar o vitoriense Nenem que com seu triciclo, peça toda feita com sobras de ferro e aço, foi selecionado para galeria de reciclados. Só para se ter ideia da importância da seleção, a galeria recebeu este ano 395 inscrições de todo o Estado, e apenas 50 foram selecionadas, incluindo a de Seu Nenem. O artesão também concorre a um prêmio de R$ 2.000,00 pela peça mais votada pelo público. O triciclo do artista tem o número 47, e os visitantes podem digitar na urna e confirmar.
Já o caricaturista Sidney levou a arte da habilidade de suas mãos na criação ao vivo de caricaturas, que em média ele confecciona em 3 minutos. Um sucesso!
Outra representante de Vitória no stand da prefeitura é Carmem Chocolate, que levou deliciosas iguarias ao evento. Já Viviane Santos (Vi Bellas Bijoux) apresenta peças em bordados, pinturas e belas bijuterias.
Mas o maior destaque deste ano entre os representantes da Terra das Tabocas ficou com o artista plástico e escultor Fernandes Rodrigues, um dos expositores que garantiram lugar em um dos espaços mais concorridos da FENEARTE: o Salão Principal de Arte Popular. Fernandes apresenta a peça “Salve Jorge Escultura de Barro”, e comemora duplamente o reconhecimento de seu trabalho, pois, tão logo expôs a escultura, a mesma foi vendida, para felicidade do artista. Com um stand independente onde expõe outros trabalhos com resina, fibra e barro, o artesão também comemora o sucesso de outra peça, um cavalo, alvo de muitas fotos feitas pelos visitantes e que está sendo negociada para outro estado, além de gerar outras encomendas do mesmo modelo.
Segundo Hérika Araújo, Coordenadora de Cultura do município e produtora cultural, apesar da greve dos ônibus na capital e das fortes chuvas que impactaram diretamente no público da FENEARTE, os artesãos vitorienses têm muito que comemorar pelas vendas e reconhecimento de seus produtos.
Além do stand, que pelo quarto ano é oferecido pela Prefeitura da Vitória, o município ainda disponibiliza aos artistas da cidade que estão expondo na FENEARTE transporte de ida e vinda para o evento.
A feira segue até o próximo domingo, dia 14, com horário de funcionamento das 14h às 22h.
Foto: Divulgação/PMV |