Rota 101 mostra até domingo atrações turísticas da região

Começou hoje, no Centro de Convenções de Natal, feira que reúne Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas

Rendas pernambucanas são alguns dos artesanatos pernambucanos expostos na feira

Teve início hoje (4/7) o Salão de Turismo Rota 101 Nordeste, que acontece no Centro de Convenções de Natal (RN). Representantes dos quatro Estados beneficiados pela duplicação da BR-101 (RN, PB, PE e AL) estão reunidos até domingo (7). Ao todo, serão 128 estandes, comercializados junto à rede hoteleira, operadoras, empresas aéreas, locadoras de ônibus e automóveis, além de empresas de passeios, de shows e de eventos. 


Os quatro Estados promotores da feira terão espaços gastronômico, cultural e de artesanato. Além das delícias da culinária e da riqueza cultural de cada um dos participantes, o público poderá usufruir de atrações de entretenimento e também adquirir pacotes de viagem a preços promocionais. O evento tem como proposta 

apresentar um roteiro integrado entre Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.

A Rota 101 Nordeste abrange 57 municípios. São 18 no Rio Grande do Norte, 15 na Paraíba, 16 em Pernambuco e oito em Alagoas. Todos os envolvidos no projeto terão direito, em futuro próximo, a linhas de crédito diferenciadas para investimento em Turismo, assim como a projetos de capacitação do Sebrae, que deverá investir sobretudo na produção associada ao Turismo nos 57 municípios.


PERNAMBUCO

Para a promoção do Estado, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE),  através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), participa com três diferentes estandes. No espaço institucional, os visitantes poderão encontrar toda a folheteria informativa do Estado, além de mapas e dos guias Rota da Fé, 232, Litoral e Pernambuco de um a oito dias. 

Para representar a gastronomia pernambucana, foi convidado o chef Alcindo Queiroz, do restaurante Patuá, localizado em Olinda, para apresentar dois pratos.  Alcindo vai preparar o bobó de camarão com arroz de açafrão e o cuscuz de mandioca com queijo coalho e paleta de bode ao molho de vinho do São Francisco. O estande do artesanato de Pernambuco reunirá peças de oito artesãos de diferentes municípios.

Lá, serão comercializados artefatos representativos do maracatu, as famosas máscaras e palhaços de Bezerros, itens de couro de Gravatá e também feitos da palha da bananeira, confeccionados em Vicência. Poderão ser encontrados, ainda, os mamulengos de Carpina, as bonecas de Vitória de Santo Antão e a renascença de Pesqueira.

JC Online