Foto: Divulgação |
Na manhã desta sexta-feira (05) o prefeito Elias Lira recebeu em seu gabinete, na prefeitura, a visita do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Ele estava acompanhado do Secretário de Recursos Hídricos do Estado, Almir Cirilo; do Presidente da COMPESA, Roberto Tavares; do Diretor de Obras Hídricas, Aurivalter Cordeiro e assessores.
O ministro falou sobre os investimentos de sua pasta, juntamente com a COMPESA, em obras que devem solucionar em médio prazo o problema de abastecimento d’água em Vitória. A mais importante delas é a construção do sistema adutor que trará água da Barragem de Itapacurá para o município com investimentos de 50 milhões de reais, sendo 28 deles advindos do Ministério da Integração.
Segundo o ministro, só este ano, estão sendo investidos 700 milhões de reais em todo o Estado visando ampliar a oferta do precioso líquido nos municípios que sofrem com a falta.
Questionado por vereadores presentes quanto à necessidade de uma resolução emergencial para a demanda d’água em Vitoria, o ministro anunciou que estão realizando esforços para que a obra da adutora seja entregue o mais breve possível, o que, segundo suas previsões, deverá acontecer em março ou abril de 2014, antecipando o cronograma inicial do projeto que estipula o funcionamento da adutora para junho do mesmo ano.
Quando em funcionamento, a nova adutora, que terá 27,5 quilômetros de extensão, duplicará a vasão de litros por segundo para o município que hoje é de 160 litros. O aumento da oferta d´água projeta suprir a demanda de Vitória pelos próximos 20 anos, já levando em consideração a vertiginosa expansão econômica e demográfica por que passa o município.
Durante a reunião desta sexta-feira, o Secretário de Recursos Hídricos do Estado, Almir Cirilo, trouxe outra grande notícia para o município: a confirmação do Banco Mundial da liberação de verbas para execução de um grande projeto para a execução de toda a rede de esgotamento sanitário em Vitória, aprimorando a malha já existente e estendendo-a aos bairros onde ainda não existe.
Com a excelente notícia, o deputado estadual Henrique Queiroz, que acompanhava a equipe do prefeito no encontro, sugeriu que seja incluído no projeto de esgotamento a relocação da Estação de Esgoto do município que, segundo ele, não pode mais permanecer numa região que floresce cada vez mais com investimentos habitacionais, industriais e comercias (a estação está localizada próxima ao Vitória Park shopping).
O Presidente da COMPESA, Roberto Tavares, disse que Vitória hoje é prioridade para o Estado, pois há aqui uma cadeia produtiva em franca expansão, e que, junto com a adutora, há também um intenso projeto para a construção de uma nova malha de distribuição no município. Quanto às demandas emergenciais, ele prometeu estudar a rearrumação do calendário de distribuição d´água vigente em Vitória, solicitando que o município apresente quais as áreas mais críticas nesse momento.
Depois do encontro, os presentes aproveitaram um rápido coffe break. Em seguida, a comitiva do ministro, acompanhada do Vice-prefeito da Vitória, Henrique Filho, secretários municias e imprensa, segui para o canteiro de obras da nova adutora, em Bonança.
No local, foi possível conhecer em detalhes o projeto que vem sendo executado pela construtora Siena Engenharia. Segundo a empresa, os 14 quilômetros inicias já estão sendo feitos. Toda a tubulação que será usada já se encontra no canteiro e o próximo passo será a implantação do flutuante com a estação elevatória, o que deve acontecer em breve.
O ministro Fenando Bezerra solicitou pessoalmente aos diretores da construtora o início de uma frente de trabalho partindo de Vitoria de Santo Antão, o que certamente dará visibilidade a essa importante obra.
Após a visita o ministro seguiu com sua comitiva de volta a capital pernambucana.