Foto: Divulgação |
As obras da Adutora de Tapacurá, no distrito de Bonança, em Moreno, Região Metropolitana do Recife, podem ficar prontas antes do prazo previsto, que é de 18 meses. A afirmação é do presidente da Compesa, Roberto Tavares, que visitou a construção nessa sexta-feira (5) junto com o secretário de Recursos Hídricos, Almir Cirilo, e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.
“A obra está com um bom ritmo, já adquirimos todos os tubos e vamos antecipar a conclusão para março de 2014”, adianta Tavares.
A Adutora de Tapacurá é a principal intervenção do projeto que irá reforçar o abastecimento de água de Vitória de Santo Antão e de Bonança. A adutora terá 27 quilômetros de extensão partindo da Barragem de Tapacurá, em São Lourenço da Mata, até a cidade de Vitória de Santo Antão, onde essa água será tratada e distribuída. Quando concluído, o sistema irá produzir 300 litros de água por segundo e irá garantir a sustentabilidade hídrica dessas cidades até o ano de 2030.
A obra da Adutora de Tapacurá irá contemplar quase 200 mil pessoas, Foram assentados até agora 7,2 km de tubulação, o que corresponde a 26% da obra concluída. O novo sistema adutor receberá ainda uma estação de bombeamento flutuante no lago da barragem de Tapacurá e outro sistema de bombas com cinco equipamentos, sendo quatro para operação e um de reserva.