NEGÓCIOS Mondelez, a antiga Kraft, busca pequenas empresas de base tecnológica para desenvolver aplicativos com objetivo de aproximar seus clientes de seus produtos
A Mondelez Brasil (antiga Kraft Foods) vai selecionar cinco startups, em todo o País, para trabalhar em parceria com a multinacional no programa Mobile Futures, lançado também nos Estados Unidos. A proposta é a criação de aplicativos que estimulem e fortaleçam a conexão e o engajamento das marcas Bis, Trident, Club Social, Halls e Tang com seus consumidores. Para participar, as startups precisam estar desenvolvendo tecnologias móveis com foco em SMS, varejo mobile, redes sociais ou sistemas móveis de geolocalização. Os selecionados receberão R$ 50 mil cada para financiar seu piloto. As inscrições podem ser feitas até 21 de julho, através do site www.mobilefutures.com.br.
“O mercado pernambucano interessa bastante à Mondelez. Considerando que o Estado é um grande polo de empreendedorismo, esperamos que muitas empresas pernambucanas participem da seleção”, afirma a gerente de Mídias Sociais da Mondelez Brasil, Natacha Volpini. Ela diz que, a princípio, a multinacional sugere essas áreas em mobile, “mas o importante é que as empresas participantes levem projetos inovadores e criativos, capaz de desenvolver os problemas de negócio das marcas”. Desde 2011, a Mondelez International possui uma fábrica em Vitória de Santo Antão.
“Além de uma tecnologia pronta para ser implementada, são necessários outros pré requisitos como ter o CNPJ brasileiro, possuir quatro anos de experiência, estar em uma incubadora ou aceleradora ou ter recebido algum investimento. “Fazemos essas exigências para que a Mondelez tenha certeza que as selecionadas são empresas sólidas. E é preciso que a tecnologia já esteja pronta porque o prazo de implantação é de 90 dias”, justifica Volpini. A multinacional vai avaliar originalidade do conceito, sua missão e tecnologia, relevância e confiança do serviço, potencial de mercado e diferenciação, estabilidade assim como a relevância da tecnologia e a possibilidade de trabalhar junto com as marcas.
De acordo com a gerente em Mídias Sociais, o projeto terá início com uma imersão de uma semana entre marca e startup, que mergulharão no universo uma da outra para trocar conhecimentos e experiências. A partir daí, os times terão 90 dias para planejar e ativar os pilotos desenvolvidos.
“Hoje, a Mondelez Brasil investe mais de 15% do seu orçamento total de marketing em mídias digitais e nós acreditamos que existem mais oportunidades, principalmente quando o assunto é mobilidade. O Mobile Futures é um programa focado inteiramente em startups, uma das pontas mais inovadoras do mundo digital. Pretendemos não só apoiar as startups, mas também trazer para casa todo o seu espírito inovador. Nós estamos criando uma cultura de empreendedorismo interno, refletindo novas ideias e maneiras de nos conectar com nossos consumidores”, diz Volpini.