Mesmo quem estiver com gripe, rinite ou diarreia pode ingerir as gotinhas
Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória |
Foi prorrogada para o dia 5 de julho a campanha de vacinação contra a poliomielite. Em Pernambuco, foram imunizadas 512.281 crianças com idades entre 6 meses e menos de 5 anos, o que representa 81,18% do total das 631.037 crianças que devem ser vacinadas no estado. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 95% das crianças.
Mesmo as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia podem receber as gotinhas. Em alguns casos – como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38º C ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina – recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.
Apesar de estar erradicada do Brasil desde 1989 (o último caso de poliomielite foi em Souza, na Paraíba), é preciso continuar mantendo o vírus fora de circulação no país, já que há outras localidades com casos, que podem ser exportados para o Brasil. Não existe tratamento contra a paralisia infantil, sendo a vacina a única forma de prevenção.
Os acometidos pela doença, normalmente, ficam com flacidez muscular em pelo menos um dos membros inferiores. Em 2012, no Brasil, 98,98% do público alvo da campanha compareceu aos postos. Em Pernambuco, todas as crianças foram vacinadas, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.