História de Francisco Julião é contada pelo repórter Vandeck Santiago, do Diario. |
A Assembleia Legislativa de Pernambuco lança nesta segunda-feira, às 18h, as biografias de Francisco Julião (líder das Ligas Camponesas), Agamenon Magalhães (governador de Pernambuco), David Capistrano (desaparecido político), Paulo Cavalcanti (parlamentar comunista) e outros 18 líderes políticos pernambucanos do século 20.
É a segunda edição da coleção Perfil Parlamentar, lançada pela primeira vez em 2001. Os autores são jornalistas ou escritores pernambucanos, entre eles os romancistas Raimundo Carrero e Homero Fonseca (veja lista abaixo).
Os 22 volumes serão enviados em forma de kit para bibliotecas públicas, escolas da rede estadual, arquivos e entidades ligadas à preservação da memória. A edição de cada volume é de dois exemplares.
Autor de Francisco Julião – Luta, paixão e morte de um agitador, o repórter especial do Diario Vandeck Santiago diz que o livro foi fundamental para tirar o nome de Julião do esquecimento. “A obra teve resenhas na Folha de S. Paulo e publicações acadêmicas e é citada hoje em dissertações e teses nacionais e internacionais”, afirma o autor. “A partir da repercussão surgida daí, escrevi especificamente sobre ele artigos para revistas de história e política e uma parte do livroA questão agrária no Brasil, vol. 4, lançado pela Expressão Popular (SP)”.
Julião morreu de infarto em 1999, aos 84 anos, no México, onde vivia. As Ligas Camponesas surgiram em 1955, no Engenho Galileia, em Vitória de Santo Antão (PE), e foram extintas logo após o golpe militar de 1964.
Julião não criou as Ligas, mas foi quem lhes deu expressão nacional e caráter político. “As Ligas e Julião colocaram a questão agrária na sala de estar da política nacional”, diz Vandeck. “É impossível escrever sobre os anos 60 no Brasil sem referir-se a um e outro”.
A nova edição a ser lançada nesta segunda está revista e atualizada. “É praticamente um outro livro, muito mais completo. Nos últimos 12 anos continuei pesquisando Julião e as Ligas, e tudo que descobri coloquei nesta segunda edição”, afirma Vandeck.
O livro não será vendido. A Assembleia ainda não informou se as pessoas interessadas poderão recebê-lo. Na primeira edição de 2001 ele foi distribuído gratuitamente pela Assembleia, bastando para isso que o interessado mandasse e-mail para um endereço eletrônico específico informando o endereço para a entrega.
OS BIOGRAFADOS DA COLEÇÃO PERFIL PARLAMENTAR
Agamenon Magalhães (Autor: José Adalberto Ribeiro)
Andrade Lima Filho (Autor: Evaldo Costa)
Antônio Souto Filho (Autor: Ildefonso Fonseca)
Barreto Guimarães (Autor: Graça Gouveia)
Carlos de LIma Cavalcanti (Autor: Ayrton Maciel)
David Capistrano (Autor: Marcelo Mário Melo)
Estácio Coibra (Autor: Ronildo Maia Leite)
Francisco Julião – Luta, paixão e morte de um agitador (Autor: Vandeck Santiago)
Gilberto Osório (Autor: Lêda Rivas)
João Cleofas (Autor: Carlos Sinésio)
Joaquim de Arruda Falcão (Autor: Marcos Cirano)
José Francisco (Autor: Luciano Fraticelli)
Mário Melo (Homero Fonseca)
Nilo Coelho (Autor: Lêda Rivas)
Orlando Parahym (Autor: Raimundo Carrero)
Oswaldo Lima Filho (Autor: Sérgio Augusto da Silveira)
Paulo Cavalcanti (Autor: Nagib Jorge Neto)
Paulo Guerra (Autor: Christianne Alcântara)
Pereira da Costa (Autor: Mário Hélio)
Ruy de Ayres Bello (Autor: Mário Hélio)
Walfrêdo Siqueira (Autor: Ivanildo Sampaio)