Apac alerta para previsão de chuvas fortes em PE

Previsão de chuvas dentro da normalidade durante o período de inverno

De acordo com órgão, índices no mês de junho estão dentro da média prevista.
(Foto: Paullo Allmeida)

Com a chegada do inverno, uma estação de baixas temperaturas, a previsão é de que os índices pluviométricos aumentem, com a probabilidade de chuvas por todo o Estado. Esta realidade já vem sido vivenciada desde o mês de maio, com precipitações e grande incidência nas diversas regiões de Pernambuco. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), o trimestre de julho a agosto deve ser marcado pela normalidade climatológica no Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife (RMR).

Segundo o órgão, o índice de chuvas de maio foi abaixo do esperado. Apesar das chuvas do dia 17 de maio, que foi o que chamou mais atenção, as chuvas desse mês foram abaixo da média. Em relação ao mês de junho, a espera é por um índice normal. A climatologia das chuvas no trimestre varia entre 150 e 500 milímetros no Agreste, e entre 500 e 1000 milímetros na Zona da Mata e RMR.

De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), as chuvas registradas nos últimos dias nas áreas de influência das principais barragens da Região Metropolitana da Cidade contribuem bastante para a elevação do nível dos reservatórios. A barragem de Pirapama, localizada no Cabo de Santo Agostinho, atingiu nos últimos dias 71,24% da sua capacidade. A barragem de Tapacurá, em São Lourenço da Mata, ultrapassou a metade da sua capacidade, estando com 53,82%.

Com informações da Folha PE