Foto: Divulgação/Câmara da Vitória |
Na noite da última sexta-feira (10), uma Solenidade realizada pelo Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão celebrou os 170 de elevação de Vila a categoria de cidade de Vitória de Santo Antão, lembrada em 06 de maio.
Na abertura da solenidade, o presidente do IHGVSA, Pedro Ferrer, realçou a palavra elevação, dando-lhe diversas conotações e cobrando das autoridades as devidas elevações nos mais diversos temas, dando mais ênfase para o Trânsito e ao Patrimônio Cultural do município. “Atravessamos na Vitória de Santo Antão um momento delicado, um momento que exige dos gestores, sensibilidade e senso crítico ou seja, saber ouvir e sobretudo reconhecer e aceitar os erros. Necessário equilíbrio e ousadia nas decisões. O progresso chega à Vitória de Santo Antão de maneira galopante. Alguns setores da nossa cidade não foram preparados para tamanha explosão progressiva, d´aí clamam por medidas urgentes e necessárias. Necessário afastar o caos que se avizinha do nosso trânsito, urgente proteger nosso patrimônio público”, destacou.
Na ocasião, houve uma homenagem póstuma à professora Maria do Carmo Tavares de Miranda com a exposição da sua foto no Salão Nobre do Instituto. O Público presente assistiu a apresentação do Coral do Engarrafamento Pitú e a palestra da professora Graziela Peregrino (Psicóloga, ex-professora da UFPE e ex-pesquisadora da FUNDAJ), que contou, com riqueza de detalhes, um pouco da vida da homenageada.
No final do evento, os participaram de um coquetel nas dependências da “Casa do Imperador”.
Veja também: