O ano de 2014 se aproxima e, com ele, vêm a Copa das Confederações e as Eleições, esta última a grande esperada as pessoas ligadas à política. Em Vitória de Santo Antão, as especulações de nomes de possíveis candidatos já começam a ser ventiladas, porém, o nome mais esperado pelos vitorienses é de quem será o candidato à Assembleia Legislativa de Pernambuco que terá o apoio do Prefeito Elias Lira (PSD).
De certeza, pela vontade de Elias, o nome ideal para a candidatura estadual seria o do seu filho, Joaquim Elias, presidente municipal do PSD, porém Joaquim sempre externou o seu avesso à política. O nome de Ozias Valentim, Secretário de Governo e presidente municipal do Democratas (DEM), é o mais cotado para assumir a vaga que seria do então Joaquim. Desde o início da vida pública, Ozias sempre esteve ao lado de Elias Lira, tornando-se um nome de sua inteira confiança.
Com a possível candidatura de Ozias, eis quem vem a questão: Como fica a aliança com o Deputado Henrique Queiroz e o vice prefeito Henrique Filho, ambos PR? É aí que surge um dos problemas partidários a se resolver. Outro problema é com um grupo de vereadores que estão “insatisfeitos” com o tratamento dispensado pelo prefeito, liderado pelo vereador Edvaldo Bione (PMDB), que veio veio à tona na sessão ordinária da Câmara da Vitória nesta quinta-feira, 09 de maio. Bione lamentou o lançamento precoce, segundo ele, sem consultar às bases, da pré-candidatura do Secretário Ozias Valentim. “Será que o prefeito deverá apoiar dois nomes em sua base política? Como fica o aliado dele, deputado Henrique Queiroz (PR)? Ele apoiará os dois?”, indagou.
Há quem diga que Bione está por um fio de deixar o PMDB, comandado em Vitória pelo industrial e Secretário de Indústria e Comércio do município, Alexandre Ferrer. Também especula-se a vontade de Bione em disputar as Eleições de 2014, seja ao cargo de Deputado Estadual ou de Federal.