Foto: Luciano Abreu |
A feira livre do bairro de Águas Branca recebeu no último domingo de maio mais uma etapa do projeto Cultura Livre nas Feiras, iniciativa da Secretaria de Cultura do Governo do Estado, promovida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) com apoio da secretaria de Cultura, turismo e Esporte da Vitória.
O projeto procura divulgar o trabalho de artistas locais através de expressões culturais como a música, dança, teatro, artesanato, pintura, entre tantas outras, levando arte ao cotidiano das pessoas.
Surpresos por dividirem o espaço com dançarinas do ventre, artesãos, bailarinos e músico feirantes e donas de casas aprovaram a iniciativa. “A gente se sente mais leve não é? Vou voltar para casa mais feliz.”, conta com sorriso a dona de casa Severina do Carmo, de 57 anos. Outros pararam as atividades para acompanhar as apresentações.
O cadastro para os artistas locais segue durante o ano todo. Segundo a produtora cultural e coordenadora do projeto em Vitória de Santo Antão, Hérica Araújo, basta comparecer a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte, preencher o formulário e aguardar o agendamento. As apresentações são remuneradas e os projetos aprovados pela Fundarpe.