Comissão vai encaminhar propostas do setor sucroalcooleiro ao Governo do Estado



Foto: Reinaldo Marques/ALEPE
Duas estratégias para tirar o setor produtivo da cana-de-açúcar da crise provocada pela seca foram apresentadas, nesta segunda (seis de maio), à Comissão Especial do Setor Sucroalcooleiro da Assembleia. A iniciativa ocorreu durante uma reunião na Associação dos Fornecedores de Cana, no Recife, com todos os envolvidos na produção de açúcar e álcool do Estado. 

O presidente da Comissão, deputado Henrique Queiroz, do PR, recebeu do presidente da Associação, Alexandre Andrade Lima, as propostas para decretação de Estado de Emergência nos 62 municípios que dependem da cultura da cana-de-açúcar e de criação do Programa de Revitalização da Atividade Canavieira. 

Henrique Queiroz informou que os documentos vão ser encaminhados ao governador Eduardo Campos, e a expectativa é de que as reivindicações sejam atendidas. O parlamentar destacou que a fórmula encontrada pelo setor é emergencial, e vai evitar que o Estado tenha despesas de assistência social com os 50 mil trabalhadores que já estão desempregados.

Alexandre Andrade Lima explicou que a produção de cana-de-açúcar caiu de 18 milhões para 13 milhões de toneladas de 2011 para 2012, e que o programa é a única saída para atender os 12 mil produtores penalizados com a crise. O presidente ressaltou a necessidade de implantação urgente da medida, tendo em vista o calendário agrícola da matéria-prima. Segundo ele, a moagem da cana recomeça a partir de setembro e a esperança é de que a produção alcance, pelo menos, os mesmos níveis de 2012.

O presidente do Sindicato dos Cultivadores de Cana-de-Açúcar, Gerson Carneiro Leão, e o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool, Renato Cunha, também apoiaram a iniciativa. Ainda participaram da reunião os deputados Maviael Cavalcanti, do Democratas, José Humberto Cavalcanti, do PTB, e o relator do colegiado, João Fernando Coutinho, do PSB. 

À tarde, durante reunião plenária na Assembleia, João Fernando Coutinho afirmou que o encontro foi bastante produtivo, tendo reunido mais de uma centena de fornecedores. Ele ressaltou que a Comissão da Alepe está empenhada em buscar a recuperação do setor, que tem grande peso no sustento econômico de mais de 60 municípios pernambucanos. 

Nesta terça (sete), a Comissão participa, pela manhã, de uma reunião na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado e, à tarde, de um encontro com o governador Eduardo Campos, quando vão ser entregues as propostas do segmento.

Com informações do Portal da ALEPE