Vitória de Santo Antão está entre as dez cidades do Brasil selecionadas para projeto de reciclagem e música

Foto: Divulgação
O projeto “Reciclar é show”, iniciativa da marca Tang, da empresa Mondelēz, envolverá mais de cinquenta mil estudantes de todo o Brasil, de cem escolas, em torno de um projeto de que evolve música e reciclagem. Vitória de Santo Antão foi um das dez cidades selecionadas e por aqui o projeto já começou.
Na última quarta-feira o projeto foi apresentado aos diretores, coordenadores e professores de música das escolas. A iniciativa tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação e contará com a participação do programa ‘Mais Educação’.
Durante sete meses, os estudantes da rede municipal de ensino aprenderão, por meio da reciclagem, a criar e tocar seus próprios instrumentos e, ao final, os alunos da instituição vencedora terão a chance de participar do evento de encerramento: um show no Auditório do Ibirapuera conduzido pelo maestro João Carlos Martins. Em Vitória de Santo Antão os arte educadores Claudio Galvão e Kiel Silva serão os responsáveis por treinarem e transmitirem o conhecimento específico aos alunos, recentemente eles estiveram em São Paulo, onde participaram de um treinamento para desenvolver o projeto. A partir da próxima semana os instrutores estarão nas escolas a fim de alinhar as futuras ações.
O objetivo do projeto é colocar as crianças como protagonistas de iniciativas que possam contribuir para a educação no país e para a formação de cidadãos. Além disso, mostrar de forma concreta a evolução das crianças no decorrer do projeto, que conta com duas frentes: uma liderada pelo músico e artista plástico Fernando Sardo, que envolverá workshops de música, nos quais as crianças irão desenvolver habilidades motoras, a criatividade, a sensibilidade e integração; e a outra frente que irá incentivar a doação de materiais recicláveis para uma instituição que os transformará em instrumentos musicais.
“Acreditamos que as crianças são capazes de transformar o mundo de diversas maneiras. Por isso, estamos apostando em projetos que estimulem o protagonismo infantil, que chamamos de ‘kids empowerment’. Para isso, a cada ano aumentamos o alcance dos nossos projetos e estimulamos o poder de liderança delas em nossas iniciativas”, diz Carlos Cortez, diretor de marketing da marca Tang. “Desta vez, vamos apresentar ao Brasil o programa de maior abrangência feito até hoje pela marca”, completa ele.
Os vencedores ganharão R$ 15 mil, para aplicar em melhoria estrutural nas escolas. Vitória de Santo Antão concorre com cidades como São Bernardo do Campo e Piracicaba (SP); Betim (MG), Chapecó (SC); Porto Alegre (RS); Recife e Vitória de Santo Antão (PE); Salvador e Feira de Santana (BA) e Fortaleza (CE).
Confira o vídeo com os instrutores fazendo música com material reciclado.

Com informações do Portal da Prefeitura da Vitória