Vitória de Santo Antão adere ao programa Cidade do Futuro do Sebrae/PE



Representantes do SEBRAE/PE se reuniram com o prefeito em seu gabinete para assinatura do termo de adesão

Foto: Divulgação
Na manhã desta quinta-feira (11) o prefeito Elias Lira, juntamente com parte de seu secretariado e assessores, recebeu em seu gabinete os representantes do SEBRAE-PE, Fernando Clímaco, Analista da Unidade de Projetos Especiais e Politicas Públicas, e o consultor Erandy Francisco da Silva que vieram ratificar o termo de adesão do município da Vitória de Santo Antão ao Programa Cidades do Futuro, implantado em Pernambuco por aquela instituição.
O programa visa, a partir da execução articulada de diversos projetos e ações,  construir em parceria com os municípios,  técnicos de instituições e entidades representativas das Micro e  Pequenas Empresas (MPE), lideranças locais e empresários, uma ambiência  legal favoráveis ao surgimento, apoio e fortalecimento dos  pequenos negócios aproveitando suas vocações  econômicas, seus recursos e potencialidades como forma de estimular o desenvolvimento local e reduzir sua dependência de recursos do Estado e  da União.
Para isso, o Cidade do Futuro busca implementar, junto aos municípios que o aderem, a eficácia da Lei Complementar 123, de 2006, que estabelece o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, com normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido à esses empreendimentos no âmbito dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal e dos Municípios.

Baseada nos três eixos de atuação do programa, que são: Fortalecimento da rede; Regulamentação da Lei Geral e implementação da Lei Geral das MPES, a parceria SEBRAE/Prefeitura tornará o município mais amigável do pequeno empreendedor, como bem destacou Fernando Clímaco, que através de um vasta explanação estatística demonstrou a importância de Vitória estar inserida no programa, que nessa primeira etapa será implantado em apenas 35 cidades pernambucanas e, como bem pontou Clímaco, o município merecia fazer parte desse seleto grupo pelo que representa economicamente no Estado. “Vitória hoje é um dos municípios que, juntamente com outros importantes centros do Estado, detêm 70 por cento das micros e pequenas empresas pernambucanas, de modo que não poderia ficar de fora desse programa”, ressaltou Clímaco.
Com ferramentas de monitoração on line, o SEBRAE/PE fará o acompanhamento e disponibilizará ao público as informações sobre o desempenho do município, bem como a implantação e eficácia da lei geral.
Para o prefeito Elias Lira, a implantação do Cidade do futuro chega na hora certa, já que o surgimento de pequenos e médios negócios em Vitória tem aumentado cada dia com muita rapidez, um claro reflexo da chegada das grandes indústrias no município que acabam beneficiando o pequeno empreendedor que muitas vezes torna-se fornecedor desses grandes grupos. “Uma coisa puxa outra”, completou o prefeito.
Uma nova reunião entre os representantes SEBRAE e o secretário de indústria e comércio do município, Alexandre Ferrer, será agendada para breve onde deverão ser feitos os ajustes finais da parceira.

Com informações do Portal da Prefeitura da Vitória