Secretários de Indústria e Comércio e de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico recebem representantes do SEBRAE


Foto: Divulgação/Prefeitura
Depois de reunirem-se com o prefeito Elias Lira e grande parte do secretariado para adesão do município ao programa Cidade do Futuro, representantes do Sebrae-PE estiveram na tarde desta quarta-feira, 24, reunidos com os secretários de Indústria e Comércio, Alexandre Ferrer e de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico, Marco Mendes, para detalhar a implementação do programa em Vitória de Santo Antão.
O programa Cidade do Futuro busca construir, em parceria com os municípios,  um ambiente favorável ao surgimento e fortalecimento dos  pequenos negócios, reforçando a economia local e incentivando a modernização da gestão pública.
A fim de garantir o sucesso do programa “o Sebrae vem procurando estar mais próximo dos municípios para entender as dificuldades de cada um.”, conta Fernando Clímaco, analista da Unidade de Projetos Especiais e Politicas Públicas do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco.
No Brasil as micro e pequenas empresas tem um importante papel na construção do tecido econômico. Segundo indicadores do Sebrae, as MPE’s representam cerca de 99% das empresas brasileiras e contribuem com 25% do PIB, representando 52% dos empregos formais. É nas micro e pequenas empresas que são gerados 70% das novas vagas de empregos.
Uma em cada duas das MPE’s  atuam no comércio, segundo dados da Receita Federal. Trinta e um por cento atuam no segmento de Serviços; quinze por cento na Indústria e cinco por cento delas na Construção Civil.
Entre os benefícios da implantação do Programa Cidade do Futuro, que visa proteger e alavancar o potencial desse importante tecido econômico nacional, está a participação das MPE’s em licitações das prefeituras. “A partir de agora as micro e pequenas empresas passam a ter condições de participar de licitações da prefeitura e isso para nós é muito importante porque é um dinheiro a mais a ser injetado no comércio local, alavancando os pequenos negócios, gerando mais emprego e consequente, aquecendo a economia”, destacou o secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Ferrer.
Também participaram da reunião, o vice-prefeito, Henrique Filho e o Secretario Executivo do Trabalho e Juventude, Ronaldo de Deus.

Com informações do Portal da Prefeitura da Vitória