Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória |
A Prefeitura da Vitória, através da Secretaria de Defesa Social e Segurança Cidadã, iniciou nesta terça-feira, dia 2, o treinamento da Guarda Municipal em resgate tático (salvamento em área de crise e atendimento pré-hospitalar), com os paramédicos e coordenadores de Operações e Recursos Especiais da Policia Civil, Evandro Luz e Leandro Luz.
Situações como abordagem em local de crise, cárcere privado, assalto com reféns e sequestro, comportamento em crise, atribuições individuais e de equipe, parâmetros de segurança do agente e da vítima, comportamento diante de ameaça, técnicas de progressão, formação de perímetros de segurança, transporte de feridos e tratamento de trauma, são algumas competências que estão sendo adquiridas pelos agentes da Guarda Municipal da Vitória de Santo Antão, no treinamento que se estende até às 20h desta quarta-feira no CAIC. Serão 24 horas de curso intensivo, distribuídos em dois dias (terça-feira e quarta-feira). Na primeira parte do treinamento os agentes também vivenciaram situações reais com gás lacrimogênio.
Nesta quarta-feira o treinamento começa às 8h e segue até às 20h. Nesta segunda etapa os agentes da Guarda Municipal farão treinamentos em manobra com pranchas, reanimação cardiorrespiratória, procedimento em ferimentos com arma de fogo, manobra de extração manual de feridos e simulação. “Estamos trabalhando um curso dinâmico, 90% prático, aproximando os agentes de situações reais, as quais eles irão encontrar no dia a dia,”, afirma o paramédico Evandro Luz.
Credenciados pela ANAC, Marinha do Brasil e pela GIlcap (Gerência de Capacitação de Polícia), os instrutores Evandro Luz e Leandro Luz, trazem no currículo dez anos de experiência em operações pré-hospitalares e seis anos em operações especiais e são responsáveis pela realização do curso de Operações Táticas, com salvamento em área de crise e atendimento pré-hospitalar, em instituições como a Força Aérea Brasileira, Core; Unidade de Recursos Especiais da Polícia Civil e em aviação civil voltado para situações em território estrangeiro.