Vigilância Sanitária realiza ação preventiva na Avenida Mariana Amália para o consumo de pescado na Semana Santa

Foto: Luciano Abreu/PMV
Na manhã desta terça-feira, dia 26 de março, os técnicos da Vigilância Sanitária Municipal realizaram na Avenida Mariana Amália, uma ação para orientar e alertar a população sobre as características que indicam a boa qualidade do peixe que será consumido durante a Semana Santa.
No stand montado no cruzamento da Avenida Mariana Amália os técnicos utilizaram bandejas com camarão e peixe e explicaram a forma correta de conservação e armazenagem.
“Peixes que não estão frescos possuem olhos fundos e opacos e não são indicados para o consumo. A carne deve estar firme e resistente, e as vísceras bem diferenciadas. Também é importante observar se as guelras estão com cores vermelho vivo e sem muco, e cheiro agradável.”, informou o inspetor sanitário Allan Albuquerque.
Houve também a distribuição de frascos de hipoclorito de sódio, para desinfecção de alimentos como frutas, verduras e legumes que possivelmente podem estar acompanhando os pratos da semana santa.
A higienização correta destes alimentos podem remover verminoses e bactérias que podem estar presentes e ocasionar riscos a saúde da população.
Os vegetais devem ser colocados de molho em água com a proporção de duas gotas de hipoclorito de sódio para 1litro de água, deixar de molho por 30 minutos e em seguida lave-os com água da torneira por ao menos 30 segundos para retirado do excesso do produto, assim pode-se consumir alimentos mais saudáveis.

Com informações do Portal da Prefeitura da Vitória