Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória |
Como tem acontecido desde o início dessa nova gestão em janeiro último, o prefeito Elias Lira conduziu na tarde desta terça-feira em seu gabinete mais uma reunião de secretários. É o primeiro encontro após o prefeito anunciar a criação de um comitê de modernização para controle e inovação da gestão que está monitorando o trabalho de todas as secretarias.
O secretário de controladoria do município, Flávio Costa, fez a apresentação num Datashow do sistema informatizado de controle, monitoração e acompanhamento da gestão implantado pelo comitê. Nele, a partir de um software desenvolvido especialmente para este fim, é possível relacionar e gerir cada uma das atividades das secretarias que estão em andamento, prestes a iniciar ou ainda em planejamento. Deste modo, ficam os gestores de cada pasta e suas equipes incumbidos de abastecerem o sistema com informações que são tabuladas e filtradas pelo programa. A partir desses dados, o prefeito participa definindo prioridades fundamentadas no plano de gestão traçado por ele e sua equipe.
As informações ali inseridas também auxiliarão na prestação de contas do município junto ao TCE, que hoje trabalha suas análises baseadas também na condução gestora do município, além das questões orçamentarias e financeiras, como é de praxe. Modelo semelhante vem sendo usado pela administração de Eduardo Campos no Estado colhendo excelentes resultados.
Quando todo o sistema estiver efetivado as secretarias terão acesso ao mesmo para, além de o alimentarem, terem indicadores estatísticos sobre suas próprias ações ou saberem quando um prazo está prestes a vencer, por exemplos. Também será possível acompanhar a tramitação de processos, números do IDEB e outros referenciais.
Nas palavras do prefeito Elias Lira, “o comitê de modernização e controle tem tudo para dar certo, aliás, já está dando certo, pois todos de sua equipe já estão conscientes do trabalho que precisam realizar bem como as metas que precisarão alcançar.” O prefeito e seus assessores diretos terão uma central de acompanhamento que pode ser acessada 24 horas.
Para Flávio Costa, que também coordena o comitê, o que falta agora é tão somente capacitar os secretários para o uso correto da ferramenta: “o desafio inicial da implantação já foi superado, agora é ensinar o bom uso do sistema aos secretários, o que devemos concluir ainda na primeira quinzena de abril, e até o final do cintado mês o sistema já estará funcionando e alimentado em sua totalidade.”