Aeronaves no Aeroclube da Vitória em 1955. Foto: Arquivo/Blog Nossa Vitória
No ano de 1948, um grupo de jovens vitorienses amantes da aviação, sendo eles, sendo eles, Sebastião Barbosa de Araújo, João Barbosa de Araújo, Nildo Araújo, José Varela, Sr. Marinho e Josuel Cardoni, construíram o Aeroclube da Vitória, situado no Bairro do Cajá. Com o seus mesmo esforços roçaram os matos, conseguiram um trator e fizeram a primeira pista de pouso do interior pernambucano.
Após o termino da pista de pouso em 1949, chegava a pousa primeiro Avião pilotado pelo populoso “maneco”. Nos andares de 1949, começava em Vitória a Escola de pilotagem; foram muitos anos de mérito com os cursos de pilotagem comerciais, e até comodantes foram formados. Em 1969, com o Brasil em plena Ditadura Militar, o Aeroclube fechou às portas. Saltos de pára-quedas, lindas revoadas, grandes festas e as lembranças ficaram na memória daqueles que viveram aqueles acontecimentos.
Capitão Nildo
O Capitão Nildo, junto com o seu irmão Billy, foram em busca de novas emoções e começaram em busca de novas emoções, e começaram uma nova fase da história vitoriense. Artista de Circo qual nome artístico “Irmãos Araújo”, construirão e correram no ariscado “Globo da Morte”, ambos fizeram um imenso sucesso de Norte a Sul do Brasil. Os irmãos Araújo sempre tentou desafiar o impossível em um dos seus espetáculos chegou a colocar, uma moto e um automóvel na conhecida “Taça da Morte”.
Capitão Billy
Os irmãos continuava em busca de aventura, os mesmo fizeram um único desafio já visto no mundo ao colocar um trapézio aéreo de cabeça para baixo, em cerca de 300 metros de altura na apresentação do espetáculo foi filmada e apresentada no Fantástico, na Rede Globo.
O nosso Capitão nasceu em 15-04-1935 e faleceu em 22-03-1991. Os nossos artistas de Circo sempre serão lembrado peças aventuras e emoções. Nildo era filho de Sebastião Barbosa de Araújo e Otília Secundina de Araújo, sempre sonhou em ser artista de circo, mas também foi caminhoneiro. Nildo não tinha muito estudo, mas com um conhecimento admirável junto ao seu irmão ”Severino Araújo”, ou como conhecido,Capitão Billy, nos quais deram muitas emoções aos telespectadores, arriscando suas vidas, lado a lado no ”Globo da Morte”, ”Muralha da Morte”, e no ”Trapézio da Morte”.
Os irmãos Araújo se apresentaram nos Circos, ‘Teatro Paranaense, Mandroikon, entre outros.
O Capitão Nildo foi homenageado com uma rua no seu nome localizado no bairro de Lagoa Redonda. Com orgulho, os vitorienses lembram o passado glorioso dos ”Irmãos Araújos”.
Por Jeffersom Douglas
Compartilhe:
One Reply to “O Aeroclube da Vitória e os Irmãos Araújo”
Em breve livro contando todo a trajtória dos Irmaos Araujos.
Em breve livro contando todo a trajtória dos Irmaos Araujos.