Foto: Danilo Coelho/Blog Nossa Vitória |
O Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão (IHGVSA), na Zona da Mata do Estado, acaba de ser contemplado com móveis e imóveis doados em testamento público por uma mulher que nasceu no município e que agora os bens adquiridos farão parte do patrimônio do Museu que guarda toda a memória histórica da tricentenária cidade de Vitória de Santo Antão.
Coube ao Instituto Histórico a sua residência situada em Recife, dois terrenos, sua rica e vasta biblioteca, móveis, obras de arte e muitas outras peças.
Maria do Carmo Tavares de Miranda era professora de Filosofia aposentada da UFPE, doutora pela Universidade de Sorbonne, Paris, autora de vários livros e filósofa reconhecida internacionalmente. “Sem sombra de dúvida, independente do gesto, a maior inteligência surgida até então na República das Tabocas. Era filha do professor André Tavares de Miranda que manteve um educandário em nossa cidade por muitos anos. Seu irmão, Tavares de Miranda, era membro da Academia Paulista de Letras e cronista social da Folha de São Paulo”, relatou o Prof. Pedro Ferrer, Presidente do Instituto Histórico da Vitória.