Ministro Mercardante assegurou na inauguração investimentos para a construção do Campus II.
Foto: Luciano Abreu/PMV |
Em visita a Vitória de Santo Antão no início da tarde desta sexta-feira (18), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, inaugurou as novas instalações do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e confirmou o investimento para expansão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com a construção do Campus II.
Nesta etapa de ampliação do CAV serão realizadas a reforma e ampliação da biblioteca, construção de um prédio de três pavimentos, construção de auditório com 146 lugares, Instalações do Núcleo de Assistência Estudantil e Apoio Psicossocial e guarita de acesso ao CAV serão implementados somando investimentos na ordem de R$ 1,66 milhão. O recurso é oriundo do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni)
A solenidade contou com a presença do prefeito Elias Lira, do vice-prefeito, Henrique Filho, do reitor da (UFPE), Anísio Brasileiro, do secretário de Educação Superior do MEC e ex-reitor da UFPE, Amaro Lins e da diretora do CAV, Florisbela Campos.
Em conversa com o ministro Aluízio Mercadante, o prefeito Elias Lira garantiu o investimento municipal para construção do novo centro universitário e tratou de assuntos pontuais, relacionados a educação do município e parcerias com o Governo Federal.
O campus ll da UFPE em Vitória será erguido em um terreno de oito hectares, no Engenho Bento Velho, concedido em outubro do ano passado pela prefeitura da Vitória e contará com Casa do Estudante, Centro Compartilhado, Centro de Esportes; Complexo de Ciências e Laboratórios.
Diante de um auditório lotado o ministro Aluízio Mercadante, destacou que o ensino não pode ser uma ilha e que tem que se expandir, por isso a importância de centro como o CAV que interiorizam o ensino. “Esta expansão deve estar aliada a qualidade. A cadeia produtiva que se instala no município carece cada vez mais da educação como base. Os problemas no ensino superior existem, mas são oriundos da burocracia e por vezes falta de projetos”, disse Mercadante. O ministro ressaltou a importância de ferramentas como SISU, ENEM e sistema de cotas que representam a democratização do ensino brasileiro.
A diretora do CAV, Florisbela Campos, disse que desde que foi criado em 02 de janeiro de 2006, o CAV tem expandido seu núcleo e cursos acompanhando as necessidades que o momento educacional requer. Que hoje já são mais de 1600 pessoas/dia circulando no CAV, entre funcionários e alunos, e que o campus ll trará em grande avanço no ensino federal no Estado.
Em seu discurso o Reitor da UFPE, Anízio Brasileiro, falou da gratidão ao prefeito Elias lira pelo apoio desde o início de sua gestão ao CAV. Gratidão essa que se acentua com a doação desse terreno para que a Federal possa expandir seu ensino na região enquanto
Representando o prefeito Elias Lira, o vice-prefeito, Henrique Filho, destacou que o crescimento de Vitória leva o município cada vez mais a parceiras importantes como essa, junto a UFPE e assegurou o compromisso da prefeitura como parceira do CAV.
Com informações do Portal da Prefeitura da Vitória