Foto: Divulgação/PMV |
Baseados na proveitosa experiência implantada no carnaval da Vitória no ano passado, a Prefeitura do município, através da Secretaria de Cultura Turismo e Esporte, Secretaria Executiva de Comunicação Social da Vitória, SEAD – Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência e ADVISA – Associação dos Deficientes da Vitória, reuniram seus representantes na manhã desta terça-feira (15) para acertar os últimos detalhes da implantação no carnaval 2013 do Camarote da Acessibilidade, que mais uma vez será montado na Praça Duque de Caxias, centro da efervescência do carnaval da Vitória de Santo Antão.
O Camarote é um espaço dedicado exclusivamente a pessoas com deficiência para que vivenciem e curtam o Carnaval em polos importantes do Estado.
Na reunião estavam presentes o Secretário de Cultura, Turismo e Esporte da Vitória, Paulo Roberto; o Assessor de Articulação da SEAD, Edmilson Silva; O presidente da ADVISA e vice –presidente do conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Alexandre Rogério, e o Secretário Executivo de Comunicação Social da Vitória, Djalma Andrade.
Como resultado do encontro, ficou decidido que a prefeitura do município montará toda a estrutura do Camarote da Acessibilidade com área coberta, rampa de acesso, banheiros químicos especiais e área lateral com cortina para troca de cateter e outras necessidades.
Ao Estado competirá a colocação de sistema de áudio-descrição, e divulgação em redes sócias e imprensa.
Para Mauricio Rocha, abraçando o projeto do Camarote da Acessibilidade, Vitória passou a pensar no carnaval para todas as pessoas, sem distinção, e que o espaço trará pessoas de vários lugares para brincarem aqui. Mauricio também destacou que ações desse tipo servem de exemplo para outros municípios.
Para Alexandre Rogério, uma palavra resume tal iniciativa: “inclusão”, e que é uma oportunidade excelente para que pessoas com deficiência brinquem o Carnaval da Vitória com segurança ao lado de seus familiares. Ele cita outro grande exemplo de inclusão no município que é a Praça da Matriz, a mais acessível para pessoas com deficiência no Estado, segundo suas palavras.
O secretário Paulo Roberto ressaltou o quanto é gratificante participar de um projeto como esse e que Vitória já havia acreditado na ideia no carnaval passada sendo uma das cidades pioneiras na implantação do mesmo, ressaltando a máxima de que o Carnaval da Vitória é realmente de todos. Ele também enaltece a visão administrativa do prefeito Elias Lira que tem colocado o município na vanguarda das questões sociais. O secretário lembrou ainda as palavras da Gerente de Projetos Especiais do Governo do Estado, Rosy Maria, para quem nenhuma cidade do Estado tem uma praça como a da Matriz com tanta acessibilidade.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco, só quatro cidades abraçaram o projeto: Recife, Olinda, Bezerros e Vitória onde o camarote funcionará a partir do dia 9 de fevereiro, até o último dia de carnaval.
Dia 11, será um dia exclusivo do projeto em vitória já que veículos especiais estarão trazendo pessoas de várias cidades de Pernambuco especialmente para a festa de Momo em nosso município.
Com informações da Assessoria
Com informações da Assessoria