Hospital da Restauração terá mais leitos e equipamentos

Investimentos fazem parte do programa SOS Emergência, do Governo Federal

Mais medidas para reduzir a taxa de ocupação no Hospital da Restauração (HR), localizado no bairro do Derby, área central do Recife, foram tomadas na manhã desta sexta-feira (14). A unidade de saúde agora conta com 140 novos leitos de retaguarda e novos equipamentos, sendo eles de ultrassonografia, cama de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ventilador mecânico e monitor cardíaco. As novidades foram anunciadas durante a quarta visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao hospital, como parte do programa SOS Emergência, do Governo Federal, o qual investe, anualmente, R$ 13 milhões para a manutenção total dos leitos.
Dos 140 novos leitos, 100 são para uso imediato no HR e 40 serão disponibilizados no Hospital Getúlio Vargas. Desde que a unidade de saúde passou a integrar o programa SOS Emergência, a taxa de ocupação passou de 114%, para 94,12% em novembro. O resultado foi comemorado pelo ministro da Saúde. “Quando o programa SOS Emergência começou, nós ainda tínhamos mais macas do que leitos adequados na Urgência e Emergência da Restauração. Atualmente, nós conseguimos reduzir a taxa de ocupação, tirar as macas dos corredores e todos os pacientes estão internados e sendo acompanhados em leitos adequados”, declarou Alexandre Padilha.
O ministro acrescentou que recursos na faixa dos R$ 3 milhões estão sendo investidos em novos equipamentos para a urgência e emergência do hospital. De acordo com ele, a licitação para a reforma física dessas áreas começa em janeiro de 2013, com a previsão de conclusão das obras em 2014. “O Ministério da Saúde já acertou com o Governo do Estado para a introdução do Hospital Getúlio Vargas, a partir de 2013, como integrante do SOS Emergência. Com isso, ele vai receber mais recursos para a melhoria da estrutura e todas as ações de monitoramento também serão realizadas”, disse o ministro.
“É muito importante o reconhecimento pelo trabalho que o Governo do Estado fez na questão da Urgência e Emergência em Pernambuco. Nós temos a felicidade de ver que a Restauração foi usada como a vitrine na propaganda do Governo Federal”, contou o secretário Estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira. O HR conta, atualmente, com 691 leitos e 91 leitos de retaguarda, os quais se somarão aos 100 novos. Entre os 140 novos leitos previstos em portaria, que será assinada por Alexandre Padilha, vão ser habilitados 40 leitos junto ao Hospital Alfa, 40 ao Hospital Memorial Jaboatão e 20 ao Hospital Tricentenário. O projeto de reforma da unidade de saúde prevê a instalação de uma nova UTI e de rampa de acesso, ampliação da endoscopia e do setor de imagem, além da modernização da enfermaria.

Da Folha PE