Análise será realizada a partir desta segunda-feira, na sede da Unesco, em Paris
O Frevo, Patrimônio Cultural do Brasil, é candidato junto ao canto budista de Ladakh (Índia), ao trançado de chapéus de palha (Equador) e a luteria tradicional de violinos em Cremona (Itália), entre outras expressões, a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.
As candidaturas serão avaliadas para inclusão nas listas de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. As propostas de diversos países serão examinadas durante a 7ª sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, que ocorrerá na sede da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em Paris, a partir desta segunda-feira (03) até 7 de dezembro.
O Frevo é a única expressão da cultura brasileira que será avaliada nesta ocasião. O gênero musical está entre 36 propostas que serão analisadas para a inscrição na “Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”.
A comissão é formada por 25 pessoas, sendo artistas de diversos segmentos do Frevo e representantes do Iphan, da Prefeitura do Recife, Governo do Estado, Prefeitura de Olinda e Fundação Joaquim Nabuco (Ministério da Educação). Além da defesa oficial enviada ao Comitê Intergovernamental, a delegação irá realizar uma apresentação ao vivo, com passistas, músicos, integrantes de blocos líricos, bonequeiro, porta-estandarte e flabelista, que pretende sensibilizar e envolver os avaliadores da Unesco a partir da musicalidade e da dança do Frevo, em suas várias formas de apresentação.
Confira aqui a lista das candidaturas
Da Folha PE