Alunos de cinco escolas municipais na zona rural da Vitória de Santo Antão serão contemplados com um laptop através do Programa Nacional de Educação no Campo (PRONACAMPO) ligado ao Projeto Computador Interativo do Governo Federal, em parceria com a Secretaria de Educação do município. Juntamente com os leptop´s, serão doados às escolas escolhidas equipamentos multimídia que possibilitarão aulas interativas.
As escolas contempladas são: Severino Ferrer de Morais (Engenho Pitú); Duque de Caxias (Distrito de Pirituba); Padre Félix Barreto (Propriedade Laranjeirinhas); Zair Pinto do Rego (Engenho Serra Grande) e Jaime Vasconcelos Beltrão (Engenho Cachoeirinha).
Segundo a secretária de educação do município, Maria José, Estamos dando mais um importante passo em busca da eficiência na educação da Vitória já que, como o próprio Ministério da Educação avalia, o PRONACAMPO é um instrumento de financiamento da infraestrutura e de formação de extrema importância que busca qualificar as escolas do campo nos eixos de gestão, práticas pedagógicas, formação de professores, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica, formando um conjunto de benefícios que resultarão numa educação mais ágil, interativa e antenada com o mundo. A secretária também nos contou que a intenção do prefeito Elias Lira é que toda a rede municipal possa ser contemplada com projetos dessa natureza. Para isso, estão sendo buscadas constantes parceiras junto aos governos Federal e Estadual que gerem benesses importantes na educação local.
De acordo com a portaria nº 68, publicada no Diário Oficial da União em 9 de novembro, a ampliação da participação das escolas do campo no Proinfo contempla o eixo quatro do Pronacampo, que objetiva “contribuir para a inclusão digital por meio da ampliação do acesso a computadores, a conexão à rede mundial de computadores e a outras tecnologias digitais, beneficiando a comunidade escolar e a população próxima às escolas do campo”. Entre as ações previstas no programa estão o fortalecimento da escola do campo, que já em 2013 receberão material pedagógico adequado às especificidades da vida do campo.
Aos Professores – Serão oferecidos cursos de licenciatura para formação de professores e cursos de aperfeiçoamento.
Serão estabelecidos 200 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para auxiliar na formação desses professores em todo Brasil. Esta ação trará de forma efetiva um novo horizonte para as comunidades rurais.