Recife é oficialmente confirmada sede da Copa das Confederações em 2013

Arena Pernambuco teve suas obras alcançadas em 70,5% do total no mês de outubro.

A Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, vai receber, entre 15 e 30 de junho do próximo ano, a Copa das Confederações. A informação foi confirmada, na manhã desta quinta-feira (8), pelo Comitê Organizador Local (COL), em evento no Museu do Futebol, no Estádio Pacaembu, em São Paulo. Metade da competição irá acontecer no Nordeste, já que Salvador e Fortaleza também foram selecionadas. As outras três sedes são Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.


A Arena Pernambuco teve suas obras alcançadas em 70,5% do total no mês de outubro. Espera-se que a marca de 80% seja atingida até o fim de novembro. Outro aspecto que foi levado em consideração pela Fifa foram as obras viárias. No caso do Recife, o investimento alcançou a marca dos R$ 700 milhões, montante voltado principalmente para a questão viária. Muitas obras fundamentais para o acesso à Arena foram antecipadas para terem seu término no fim de fevereiro de 2013.

Cerca de 4.500 operários trabalham noite e dia na Arena Pernambuco. O dia para a partida inaugural da Arena continua sendo o mesmo: 14 de abril de 2013. Acelerar ainda é preciso.

Após a confirmação oficial do Recife, o secretário extraordinário do mundial no Estado, Ricardo Leitão, foi às lagrimas. A emoção tomou conta do dirigente na entrevista coletiva realizada, nesta quinta-feira (08), logo após o anúncio feito pela Fifa, na sede da Secopa-PE. “Eu sempre acreditei. Quero agradecer a pequena, e muito competente equipe da Secopa. Nosso trabalho será agora voltado para que os últimos passos sejam dados e tudo se torne uma realidade”, disse Leitão. Outros representantes da entidade também se emocionaram com as palavras do secretário.

“Essa conquista mexeu comigo porque trabalho no projeto desde quando estava na Casa Civil. Tenho uma ligação muito forte com todas essas realizações. Além disso, sempre foi um desafio muito grande cumprir os prazos estipulados pela Fifa”, explicou. O otimismo, característico em suas entrevistas, também esteve presente quando o assunto foi o desenvolvimento das obras de mobilidade urbana. “Vamos entregar as obras viárias dentro do cronograma. Queremos tudo pronto até fevereiro do próximo ano. Ou seja, mais de dois meses antes do início da competição”, afirmou.

Com informações da Folha de PE