A taxa de inscrição custa R$ 20 para os cursos técnicos e R$ 40 para os cursos superiores e só pode ser paga no Banco do Brasil até o dia 19 de outubro. Os que já pagaram a taxa e continuam com o status da inscrição como não efetivada devem ter calma. O pagamento pode levar até seis dias úteis para ser processado. Somente depois de confirmado, é que o status da inscrição será visualizado, on-line, pelo candidato como efetivado. Não será cobrada taxa de inscrição para quem se inscrever em um dos cursos oferecidos através da modalidade Proeja, voltada para os que tem mais de 18 anos e possuem somente o Ensino Fundamental.
Metade de todas as vagas do Vestibular 2013 é oferecida através do sistema de cotas, destinado aos estudantes oriundos da rede pública de ensino, seja municipal, estadual ou federal. É necessário ter cursado, pelo menos, os três últimos anos do Ensino Médio ou Fundamental na rede pública. O candidato deverá assinalar a situação de cotista, no momento da inscrição.
Ainda há as cotas para os moradores do campo ou filhos de pais que moram na Zona Rural. Nesse caso, dentro da cota de 50% são reservadas 25% das vagas para os que se enquadram na situação. Essas cotas só são válidas para os cursos de vocação agrícola, oferecidos nos campi do IFPE localizados em Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão.
As 6.178 vagas são distribuídas nos nove campi do IFPE, localizados nas cidades de Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão, além das distribuídas nos polos da EaD, localizados em Caruaru, Dias D’Ávila (Bahia), Garanhuns, Ipojuca, Limoeiro, Pesqueira, Recife, Santana do Ipanema (Alagoas) e Surubim.
As provas ocorrerão no dia 16 de dezembro. O resultado deve ser divulgado a partir de 4 de janeiro de 2013. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones 2125-1666 ou 2125-1724 ou no site da Cvest, onde estão disponíveis os manuais dos candidatos.
RETIFICAÇÃO DE INSCRIÇÃO – Os candidatos devem ter atenção na hora de preencher seus dados. Depois da inscrição realizada, não há como alterar os campos nome e CPF. A retificação dessas informações só poderá ser feita no período de 19 a 23 de novembro, presencialmente, em um dos campi da instituição. Outras alterações como endereço, curso escolhido, modalidade e campus podem ser feitas, on-line no site www.ifpe.edu.br, pelo próprio candidato, até que ele pague sua taxa de inscrição. Após o pagamento, não é possível mudar o curso, modalidade e campus escolhido.
Com informações do Instituto Federal de Pernambuco