Justiça Eleitoral inicia a convocação de mesários para as eleições de 2012

 A Justiça Eleitoral convoca as 84 mil pessoas que deverão trabalhar nas eleições deste ano, atuando como mesários. No entanto, poucos vêm se apresentando nos cartórios eleitorais. No Recife, cerca de 1.060 pessoas já foram convocadas pelo cartório da 2ª Zona Eleitoral, mas apenas 15% delas se apresentaram. A convocação segue até o dia 8 de agosto, através de uma carta enviada pela Justiça.

A correspondência é uma espécie de intimação, e informa ao cidadão quando, onde e como será o treinamento para os convocados. O eleitor deve ficar atento: deixar de responder ao chamado da Justiça Eleitoral certamente trará problemas. “Você só não vai trabalhar se der uma justificativa que possa ser apresentada ao juiz, no caso de doença, estar fora do Brasil ou do estado no dia da eleição. Quem não comparece pode sofrer um processo, e essa pessoa vai ter de pagar uma multa pela sua ausência, além de fica impedida de retirar a certidão de quitação, que é exigida em concursos públicos, financiamentos, liberação de passaportes. Isso até que ela regularize a sua situação”, explica Ivone Petribu, chefe do cartório.


Petribu informou ainda que trabalhar nas eleições pode trazer vantagens para os cidadãos: “Primeiro essa pessoa vai ter exercido seu direito de cidadania, depois ela vai receber folgas pelo dobro dos dias de convocação. Além disso, alguns concursos públicos colocam em seu edital que é critério de desempate ter trabalhado para a Justiça Eleitoral. Algumas universidades também usam essa carga horária para matérias eletivas. Dependendo da quantidade de dias que o aluno fica à disposição da Justiça, nós damos um certificado com carga horária de participação”.

Do G1 PE