No último dia de definição para avaliar a legitimidade das candidaturas que sofreram impugnação, o Juiz da 018ª Zona Eleitoral da Vitória de Santo Antão, Breno Duarte Ribeiro de Oliveira, homologou ontem, dia 05 de agosto, as candidaturas de José Aglailson Queralvares para prefeito e de sua filha, Anna Elisabeth, na vice, ambos pelo PSB.
Na sentença proferida pelo Juiz Eleitoral de Vitória, a candidatura do atual presidente da Câmara, José Aglailson, reúne as condições necessárias para disputar a Prefeitura da Vitória contra o atual, Elias Lira (PSD), e a terceira via capitaneada pelo empresário Jailton Albuquerque (PT). O Ministério Público Eleitoral havia se posicionado favorável pela candidatura do ex prefeito, apesar deste ser considerado “Ficha Suja” pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), relativos a sua conta rejeitada e irrecorrível do ano de 2005, quando exercia o seu segundo mandato como prefeito de Vitória.
Breno Duarte sustentou em sua sentença que o TCE é um órgão meramente opinativo. Além de justificar a legitimidade da candidatura devido ao fato dos vereadores da legislação anterior terem aprovado suas contas, neste caso específico, a de 2005. O Juiz vai mais longe quando assegura que cabe as Câmaras Municipais aprovarem ou não as contas dos seus respectivos Prefeitos, pelo qual diante disto, livra Aglailson do impedimento.
Informações do Blog A Voz da Vitória