Suspensão de venda de planos de saúde que descumprem prazos já está em vigor

A suspensão da comercialização de 268 planos de saúde pela Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) está em vigor desde o início desta sexta-feira (13). A medida foi tomada para punir as operadoras do serviço pelo descumprimento de prazos para marcação de exames, consultas e cirurgias, motivo frequente de reclamações de usuários em todo o país.  


Os planos têm prazo até setembro para se adequar às regras estabelecidas pela ANS, caso contrário, ficam sujeitos a multas que variam de R$ 80 mil a R$ 100 mil. De acordo com a agência, os usuários das operadoras suspensas continuarão sendo atendidos normalmente e não deverão ser prejudicados pela medida.


Segundo a Resolução Normativa 259 da ANS, para consultas básicas, o cliente deve esperar no máximo sete dias úteis para conseguir o atendimento. Para outras especialidades, o prazo é 14 dias e para procedimentos de alta complexidade, 21 dias.


De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os planos que tiveram a venda suspensa correspondem a apenas 7% do total de usuários. No país, existem 1.016 operadoras, que comercializam cerca de 22 mil planos. Atualmente, 47,6 milhões de brasileiros estão vinculados a um plano médico, o equivalente a quase um quarto da população.


Em Pernambuco, foram punidas as seguintes operadoras:

Excelsior Med S/A;
Operadora Ideal Saúde Ltda;
Real Saúde Ltda EPP;
Recife Meridional Assistência Médica Ltda;
São Francisco Assistência Médica Ltda;
São Francisco Sistema de Saúde Sociedade Empresária Ltda;
Unimed Guararapes Cooperativa de Trabalho Médico Ltda;
Viva Planos de Saúde Ltda.


Do Diario de PE

One Reply to “Suspensão de venda de planos de saúde que descumprem prazos já está em vigor”

  1. Melhor seria se houvesse fiscalização, pois sexta-feira entrei em contato com corretores do plano IDEAL SAÚDE e me venderam o GLOBAL APARTAMENTO com registro na ANS N° 412171, o mesmo que está suspenso!!!

Comments are closed.