Greve da UFPE será discutida nesta segunda-feira

O futuro da greve dos professores das instituições federais de Pernambuco depende de uma reunião agendada para esta segunda-feira, em Brasília. Será a primeira rodada de negociação entre os docentes e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Nos bastidores, a informação é de que não deve haver acordo, esticando a conclusão do primeiro semestre letivo e as matrículas dos alunos veterenos. Na UFPE, as matrículas dos novatos acontece entre 24 e 25 de julho.

Hoje pela manhã, o conselho universitário da UFPE se reuniu com o reitor Anísio Brasileiro para discutir os efeitos da mobilização, que chega, hoje, a dois meses e quatro. A paralisação, iniciada no dia 17 de maio, deve adiar o fim do ano letivo de 2012 para 2013. No entanto, de acordo com a assessoria de comunicaçãoda UFPE, o calendário final só será decidido após o fim da greve.


Diante do impasse, a reitoria não divulgou o edital de matrícula dos alunos veteranos, o que deveria ter acontecido no domingo passado. O cronograma inicial aprovado em dezembro do ano passado encerrava o primeiro semestre em 14 julho. As matrículas para o segundo semestre seriam realizadas de 22 a 30 de julho.


Já na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), as matrículas dos veteranos estava prevista para ocorrer de 23 de julho a 1º de agosto. Na instituição, uma reunião da Câmara de Ensino será realizada após o final da greve para definir o novo calendário.

Do Diario de PE