A Secretaria Estadual de Saúde (SES) apresenta hoje o perfil epidemiológico dos acidentes com animais peçonhentos em Pernambuco. O documento está sendo apresentado esta tarde durante uma reunião com representantes das Gerências Regionais de Saúde (Geres), hospitais regionais, técnicos do Programa Nacional de Imunização e Ceatox-PE, no auditório da SES, no bairro do Bongi.
De 2007 a 2011 o estado registrou um total de 36.185 casos, a maioria deles envolvendo escorpiões. Nestes cinco anos aconteceram ao todo 4.207 casos de acidentes com serpentes (11,6%), 373 com aranhas (1%), 28.312 com escorpiões (78,2%), 120 com lagartas (0,3%) e 2.475 com abelhas (6,8%). Ainda de acordo com o estudo, os municípios que mais apresentaram casos de acidentes com animais peçonhentos foram: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Vitória de Santo Antão.
Durante o encontro, será avaliada a assistência às vítimas de acidentes com animais peçonhentos, que é realizada em todos os hospitais regionais no estado. Ao todo, são 11 unidades, além do Hospital da Restauração (HR), no Recife.
Informações do Diário de Pernambuco
Informações do Diário de Pernambuco