“O critério utilizado neste primeiro momento foram 300 escolas que estão no Pacto pela Educação e outras cem com boa infraestrutura. Vamos concluir o processo até dezembro, quando teremos um total de 950 escolas beneficiadas. É importante observar que estamos abrangendo todas as regiões do estado com o primeiro lote, para evitar concentrar tudo na Região Metropolitana”, explica o secretário Anderson Gomes. O objetivo é que as unidades de ensino já estejam com as redes wi-fi implementadas, quando os aparelhos forem entregues.
Ao todo, os aparelhos virão com 14 aplicações embarcadas, que servirão como ferramentas de aprendizagem em diversas áreas do conhecimento. Os professores da rede pública serão capacitados pela Intel para dominarem os novos recursos.
As máquinas, fabricadas pela CCE, são do tipo conversíveis. A tela dobra de forma que elas podem ser utilizadas como notebooks ou tablets. Na segunda opção, é preciso fazer uso de uma caneta especial. O Classmate vem equipado com processador Intel Atom N2600 de 1.6 Ghz, tela de 10,1 polegadas, 2 GB de memória RAM, 32 GB de SSD, câmera de 1.3 MP, suporte a wi-fi e softwares educacionais. Não contém gravador de CD ou DVD.
Informações do Diario de Pernambuco