Do Portal da Prefeitura da Vitória
Como nos três últimos anos, os comerciantes fizeram seu cadastramento na sede da Secretaria para que possam realizar suas atividades durante o período de Momo. A intenção é coibir a vinda de ambulantes não cadastrados de outras cidades para o carnaval e controlar a venda de bebidas e comidas dentro do circuito da folia, para que o folião não tenha problemas como comida estragada, bebidas falsificadas e falta de higiene.
Foram apresentadas as determinações impostas pelo TAC- Termo de Ajustamento de Conduta, discutido na última quarta-feira em reunião com entidades civis e governamentais. O termo proíbe, por exemplo, o uso de garrafas de vidro no circuito da folia, além do horário para término das festividades.
Este ano, duas novidades deixaram os ambulantes muito satisfeitos: a pedido do prefeito do município, Elias Lira, não será cobrada qualquer taxa de cadastramento dos gasoseiros e barraqueiros, ficando isentos todos que fizeram sua inscrição, decisão que, segundo o prefeito, só foi possível com a viabilização de parcerias com empresas privadas que farão parte de nosso carnaval; Outra novidade será a entrega aos ambulantes, juntamente com as batas e crachás, de uma placa em forma de estandarte para que todos a usem no lugar das improvisadas placas de papaleão com latinhas penduradas, prática muito comum em festas de rua. Essa, aliás, é uma ideia inovadora que trará à festa organização e embelezamento visual.
Ainda segundo o prefeito e o secretário de cultura, o governo Municipal percebe o valor desse trabalho e sabe que os comerciantes são merecedores de respeito, pedindo como contrapartida dos mesmos ao município tão somente um bom atendimento ao público local e turistas, e atenção redobrada em relação às condições de equipamentos e produtos comercializados.
O Secretário de defesa ao Cidadão, Décio Filho, pediu que a Guarda Municipal e Secretarias fossem vistos como parceiros e que todo esforço será ofertado para que tudo corra bem. Reforçando esse pedido o escrivão da polícia civil, Rivanildo Santos, falou sobre a importância do registro feito pelo órgão em relação a qualquer irregularidade identificada por esses profissionais e que será implantado o Juizado do Folião durante o carnaval direcionado ao atendimento de todas as ocorrências durante o período de Momo.
Já o cabo Leonardo, do Corpo de Bombeiros, passou dicas sobre segurança e alertou que fiscalizações serão realizadas para prevenção de riscos em instalações elétricas, registros e mangueiras dos botijões de gás instalados nas barracas e que será exigida a troca imediata de produtos considerados inadequados para uso.
A Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, representadas por Karla Fragoso e Graziela Lima, respectivamente, levantaram vários pontos sobre a higiene e conservação dos alimentos. Estimulando o uso de sachês ao invés de bisnagas quando se trata de molhos como maionese, exigindo o uso de material descartável para evitar acidentes com copos de vidro, por exemplo, pedindo atenção em relação aos lacres nas garrafas de água mineral e aos prazos de vencimento dos alimentos e bebidas, incentivando a utilização de produtos de boa qualidade, etc.
Também foi anunciado que a prefeitura fará a distribuição gratuita de garrafas plásticas, os conhecidos squeeze, para que o folião tenha, desta forma, permissão para circular com bebidas em todo trajeto da folia, determinação posta no TAC.
Ao final do encontro foi oferecido a todos os presentes uma leve refeição.