Sábado de sol e cidadania em Vitória de Santo Antão

Do Portal da SDS
Ação aconteceu na Escola de Referência em Ensino Médio – EREM José Joaquim da Silva Filho, a antiga Escola Polivalente.
Sábado de sol e cidadania em Vitória de Santo Antão
A partir de ações integradas do Governo do Estado, a Secretaria de Defesa Social – SDS, através da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária – GPAC e do Instituto de Identificação Tavares Buril – IITB realizou na manhã do último sábado (10), o projeto Resgatando Cidadania, beneficiando moradores de Vitória de Santo Antão.
Apesar do sol forte na manhã deste sábado, centenas de pessoas esperavam o início da ação para solicitar documentos, aferir a pressão ou melhorar a aparência, um grande evento social que ofereceu diversos serviços aos moradores da localidade e bairros vizinhos. Tendo a prevenção como estratégia de aproximação entre as forças policiais e a sociedade civil organizada, servidores do Instituto de Identificação Tavares Buril – IITB e de outros setores da SDS, em parceria com a Defensoria Pública do Estado, com a Igreja Universal do Reino de Deus, levaram cidadania e qualidade de vida a população.
No evento foram solicitadas 300 carteiras de identidade e 100 de trabalho além da emissão de certidões de nascimento. Quem esteve na Escola Referência também contou com os serviços de aferição de pressão e teste de glicose, além de orientações jurídicas realizadas pelos defensores públicos do Estado. O programa desenvolvido pela SDS leva ações de cidadania para áreas consideradas mais vulneráveis à violência no Estado. Presente ao evento, o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, ressaltou a importância de colaborar na promoção da qualidade de vida dos pernambucanos. “Vários órgãos do Governo estão trabalhando articulados para melhorar as condições de vida dos pernambucanos e com isso proporcionar cidadania”, destacou.
Para o gerente da Prevenção e Articulação Comunitária, João Evangelista, a emissão de documentos básicos faz-se necessária para propiciar a inclusão social e com isso adquirir diretos básicos, além de levar cidadania à população. “Sabemos que um indivíduo sem documentação básica, como identidade, certidão de nascimento e carteira de trabalho, não exerce sua cidadania e fica automaticamente excluído de vários direitos sociais. Por isso, estamos priorizando os serviços de emissão de documentos para que as pessoas não sejam ainda mais prejudicadas”, declarou.
Bastante animada com a ação, a dona de casa Maria Odete Cavalcante, 81 anos, aproveitou para tirar a segunda via de sua identidade. “Minha identidade está muito antiga, a foto já esta desgastada, por isso aproveitei esta ação para tirar um novo documento”, afirmou a moradora do Sítio Espírito Santo, localizado na zona rural de Vitória. Maria Odete também aferiu a pressão arterial com os voluntários da Igreja Universal. “Graças a Deus a pressão está boa, na minha idade isso é muito importante. Tenho a pressão de criança”, brincou.
A estudante Francielle Maria da Silva, 16 anos, moradora do bairro Maués aproveitou para solicitar sua primeira carteira de identidade. “Acabei de completar 16 anos e quando soube desta ação não pensei duas vezes e corri para tirar o documento, foi tudo prático e rápido. Agora posso dizer que sou uma cidadã”, afirmou a adolescente que foi a ação acompanhada de seus pais agricultores. O mesmo aconteceu com o estudante e portador de necessidades especiais, Bruno dos Santos Nascimento, 18 anos. Acompanhado de sua mãe, Eva Lenice dos Santos, aproveitou a ação para solicitar a identidade e a carteira de trabalho. “Ele sempre quis tirar os documentos, mas nunca tive oportunidade de levá-lo, aproveito para parabenizar o Governo do Estado por esta ação”, completou Eva.
Militares do Corpo de Bombeiros também participaram da ação integrada de cidadania e repassaram orientações de como prevenir acidentes no lar. “Aprendi que botijões de gás devem ser colocados em lugares arejados, que temos que observar a validade da mangueira, a maneira correta de usar a panela de pressão para evitar queimaduras ou explosões e, ainda ganhei um kit contendo uma mangueira e um registro para botijão de gás”, comemorou Maria José da Silva Gomes, que recebeu o kit das mãos do secretário da SDS.
No decorrer da visita, Wilson Damázio, aproveitou para fazer um balanço das ações da GPAC neste ano. “O balanço que faço é positivo. Foram 220 ações ordinárias, sem contar com as extraordinárias. São mais de 32 mil identidades emitidas gratuitamente. São ações integradas como esta que contribuem para a diminuição da violência. O Governo do Estado vai continuar investindo em ações preventivas para combater os crimes e as drogas em Pernambuco”, afirmou o secretário da SDS.
VISITAS – O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio aproveitou a ida a Vitória de Santo Antão para visitar as instalações da Delegacia de Polícia Civil, a sede do 21º Batalhão de Polícia Militar e o 1º Grupamento de Bombeiros Militar sediados na cidade. Durante a visita a Delegacia, comunicou a transferência dos serviços policiais para um prédio alugado enquanto durar a reforma na Unidade Policial. As novas instalações vão abrigar a Delegacia Seccional, a Circunscricional e a DP da Mulher. “Estamos dando continuidade às reformas em nossas delegacias e batalhões. Apenas em 2011 já entregamos ao povo pernambucano as Áreas Integradas de Segurança de Palmares e de Jaboatão, além da reforma em outras Delegacias e Batalhões”, complementou Damázio.