Festival Pernambuco Nação Cultural chega à Mata Sul do Estado

De 17 a 22 de outubro, Palmares e mais sete cidades da região vão abrigar ações de difusão e formação cultural
Arte/Adeildo Leite

Terra de grandes poetas, primeiro município a possuir um teatro no interior de Pernambuco, Palmares, também chamada de Atenas Pernambucana, por ter sido berço de renomados e importantes poetas Pernambucanos, recebe a próxima etapa do Festival Pernambuco Nação Cultural. Como tem acontecido em todas as regiões, a descentralização é a marca do circuito, levando ações de linguagens artísticas e de formação a mais sete cidades da Mata Sul pernambucana: Água Preta, Barreiros, Catende, Gameleira, Rio Formoso, Tamandaré e Vitória de Santo Antão.

As chuvas que devastaram parte da cidade, ano passado, impediram o festival de acontecer na região. Este ano, o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, estão investindo em diversão, arte e formação, entre os dias 17 a 22 de outubro. Nesse período a população de todas as cidades terá acesso gratuito a ações de artes cênicas, literatura, audiovisual, fotografia e artesanato. A música, como principal agregadora de público, estará presente com palcos de grandes shows no centro de Palmares, além de apresentações de artistas mais populares e ligados à tradição, que se apresentarão no palco da praça Paulo Paranhos.

Através de ações descentralizadas espalhadas pelos quatro cantos do Estado, o FPNC visa fomentar a formação cultural, valorizando as manifestações artísticas de cada região. A iniciativa é parte de uma política pública adotada pela Fundarpe desde 2007, que a cada ano estabelece um calendário anual cobrindo todas as 12 Regiões de Desenvolvimento, através de parcerias com os municípios parceiros.

Informações do Portal da FUNDARPE

EM BREVE MAIORES INFORMAÇÕES AQUI NO BLOG.