O Tapacurá
O rio Itapacurá (conhecido popularmente como Tapacurá) tem sua nascente em 3 cidades: Pombos, Gravatá e Chã Grande. Sua extensão é de 72 Km, passando pela cidade de Vitória de Santo Antão até seu limite na Foz de São Lourenço da Mata.
O rio por sua vez, tem sua importante contribuição no abastecimento da capital pernambucana e região metropolitana (25% da água). O Tapacurá carrega consigo não somente as águas de suas nascentes, mas a história de um povo que lutou bravamente por suas terras e independência, dando o início em suas margens o estopim para a Insurreição Pernambucana, com a Batalha das Tabocas.
Tenho um carinho por está fotografia. Mostra justamente o Tapacurá em sua forma, em um dos seus principais trechos durante seu caminho pela cidade de Vitória.
Foi difícil registrar uma fotografia legal que mostrasse a sua beleza, já que a mesma sofre com poluições. Aproveitei o que chamamos de “Golden Hour”, ou “Hora Dourada”, onde a luz do sol está dourada em seu pôr. Tive o maior cuidado para que a poluição do rio também não poluísse a fotografia, já que minha missão era mostrar a beleza deste rio. Por fim, um belo registro do Tapacurá em sua passagem por nossa querida Vitória de Santo Antão.
Comments are closed !